De 22 a 24 de Março, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com o CHAM- Centro de Humanidades, da Universidade dos Açores, vai realizar a 1ª edição do Green Gardens Fest, um festival de carácter cultural e recreativo que tem como principal objectivo dar a conhecer os jardins, quintas e parques do concelho.
Este evento, que também conta com o apoio e a participação da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH), procura envolver os seus participantes no mundo das plantas e dos ecossistemas vivos, mostrando diversas práticas produtivas, ambientais e de sustentabilidade, bem como, elementos de design de jardins.
Tal como é possível ler na sinopse, os espaços seleccionados para o festival são do âmbito público e privado e interligam “os jardins mais urbanos e recreativos com os mais rurais e produtivos”, “os mais antigos e históricos aos mais modernos”, “as plantas raras, as histórias de família” e os “episódios peculiares”.
Neste sentido, a programação do evento, entre outras coisas, inclui a realização de três grandes itinerários, divididos por diferentes temáticas. A 22 de Março, o itinerário será focado nas quintas. Nele está incluída a visita a espaços como a Quinta das Bolas, a Quinta da Bela Vista e a Quinta Dr. Vítor Santos. O ponto de encontro será o Largo Mártires da Pátria e a actividade vai decorrer entre as 14h00 e as 17h30.
No dia seguinte, o destaque vai para os jardins de Ponta Delgada. Entre as 10h00 e as 16h00, será percorrido um trajecto entre o Jardim António Borges (ponto de partida na entrada sul), o Jardim Botânico José do Canto, o Jardim de Santana e o Jardim da Assembleia Legislativa.
O terceiro e último dia do festival, conta com um roteiro que dá ênfase aos jardins de produção e recreio. Entre as 9h00 e as 16h30, os participantes vão desfrutar de 6 locais únicos e distintos, como é o caso do Jardim Mártires da Pátria, a Quinta da Torre, o jardim experimental Chá Sete Cidades, o Jardim Pitoresco, o Jardim do Pico Salomão e a Quinta do Bom Despacho.
Todos os momentos agendados terão a presença e acompanhamento de especialistas, que farão uma explicação pormenorizada sobre os locais. Nos dias 23 e 24, haverá espaço para almoço, na estufa do Jardim José do Canto, em Ponta Delgada, e na Quinta da Queiró, nas Sete Cidades, respectivamente, mediante inscrição e pagamento prévio.
Paralelamente, ao longo dos vários dias, a programação conta ainda com vários momentos musicais e performances, workshops, acções ambientais e visitas-guiadas a diversos espaços.
Para inscrições e informação detalhada sobre o evento consulte o site azoresgreengardens.com