Edit Template

Zona Norte da Baía de Santa Cruz da Lagoa vai sertransformada em ParqueUrbano num investimento de meio milhão de euros

No decorrer da cerimónia de inauguração do edifício de apoio à Baía de Santa Cruz, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, referiu que a zona norte da Baía de Santa Cruz também vai ser, brevemente, requalificada.
Com a conclusão e inauguração da 2.º fase de intervenção na zona sul da Avenida do Mar, onde o foco foi a criação de estruturas e condições para a sua utilização como zona balnear, a edilidade pretende agora dar início à valorização da zona norte. Nesse âmbito, foram apresentados 4 projectos para esta requalificação, sendo que, o projecto vencedor é da autoria do arquitecto Luís Miguel Inglês dos Anjos, que assenta na transformação destes terrenos em Parque Urbano.
Esta proposta resulta do concurso realizado em parceria entre a edilidade lagoense e a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, para prestação de assessoria técnica na organização e realização de um procedimento de selecção prévia.
Esta obra deverá ter um valor máximo de €400.000,00, sendo o valor base do projecto de execução de 32.000,00€, ambos acrescidos de IVA.
O programa da intervenção de toda esta zona norte prevê a criação de espaços verdes e um plano multifuncional para usufruto da comunidade e organização de eventos pontuais. Previsto está, igualmente, a ligação pedonal entre a nova área a requalificar até à zona balnear localizada a sul; a criação de percursos pedonais com áreas específicas de contemplação, de lazer e multifuncional para eventos ao ar livre; prevê-se uma zona de equipamento – bar/quiosque com esplanada; a criação de zonas de estacionamento com piso drenante, sendo que, a área de intervenção será acessível a pessoas com mobilidade condicionada, bem como, serão ainda criadas zonas para a realização de actividades ao ar livre, mais precisamente uma área de ginásio com equipamentos de fitness e calistenia; uma zona de lazer dedicada as crianças e circuitos de manutenção com diferentes estações para a realização de desporto informal.
O projecto de requalificação da zona norte da Baía de Santa Cruz tem como objectivo principal valorizar uma área de uma beleza ímpar na ilha de São Miguel e corresponde a um compromisso da autarquia e da edil, Cristina Calisto, na ocupação e valorização desta baía e criação de espaços atrativos para residentes e visitantes, numa área de grande potencial ambiental e paisagístico para o concelho e para a ilha.

Edit Template
Notícias Recentes
Mulheres em situação de sem-abrigo em São Miguel estão “em profundo sofrimento psicológico pela situação em que vivem”
Sónia Melo distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria chef privada
“O folclore é sempre o parente mais pobre da cultura”, afirma Filomena Loura, Presidente do Grupo Folclórico da Lomba do Cavaleiro
Tem crescido o número de caravelas-portuguesas avistadas nas zonas balneares do continente e Açores
Comunidade açoriana de Rhode Island apela a David Neeleman para a Breeze Airways fazer voos directos para os Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores