A Azores Airlines, do Grupo SATA, registou um resultado líquido negativo de 24,3 milhões de euros em 2023, menos 8,1 milhões de euros que em 2022, foi ontem anunciado.
Atendendo a que o prejuízo da Azores Airlines em 2022 fora de 32,4 milhões de euros e que este resultado melhorou em 2023 em 8,1 milhões de euros, a diferença representa o prejuízo de 24,3 milhões de euros o ano passado.
Segundo o comunicado distribuído ontem ao longo de 2023, a Azores Airlines registou resultados líquidos positivos durante cinco meses consecutivos.
Foi registado o melhor ano de sempre em Receitas, alcançando 285,8 milhões de euros em 2023.
O maior crescimento de Receitas face aos Custos Operacionais permitiu à Azores Airlines atingir um Resultado Operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de 21,6 milhões de euros que compara com os 5,4 milhões de euros de 2022.
O Resultado Antes de Juros e Impostos (EBIT) apresenta uma melhoria de 11,8 milhões de euros quando comparado com o ano de 2022, sendo este fortemente impactado pelos leasings dos aviões.
Segundo o grupo SATA, a performance da Azores Airlines “tem sido de crescimento consistente e sustentado tendo, em 2023, superado as metas de receitas e EBITDA definidos no Plano de Reestruturação acordado com a Comissão Europeia.”
Os custos operacionais da Azores Airlines atingiram um total de 264,2 milhões de euros, +28,5% face ao período homólogo e reflectem custos extraordinários com irregularidades (+4,7 milhões de euros vs 2022) e ACMIs (aluguer de aeronave, tripulação, manutenção e seguros) (+15,3 milhões de euros vs 2022) em 2023, resultado, sobretudo, de condições climatéricas adversas e de atrasos na entrega de aeronaves em manutenção e na entrega do novo avião A320 NEO.
Esta variação incorpora, ainda, o incremento dos custos operacionais de tráfego (+36%, cerca de 20,1 milhões de euros vs 2022), reflectindo o aumento da actividade da companhia e da subida generalizada dos preços dos serviços e o aumento dos custos com pessoal (+21,2%, cerca de 9,6 milhões de euros versus 2022) motivados pelo aumento da actividade operacional e pelo contínuo impacto da reposição dos cortes salariais, progressões nas carreiras e negociações de acordos de empresa.
Os resultados, para além de “estarem impactados negativamente pelas irregularidades e ACMIs acima do expectável, não consideram qualquer remuneração pela execução das rotas ao abrigo das Obrigações de Serviço Público entre a Região Autónoma dos Açores e o Continente e a Madeira, que têm apresentado historicamente défices de exploração”.
“Se fossem excluídos estes três efeitos, a Azores Airlines teria atingido um EBIT de 26,7 milhões de euros, +30,9 milhões de euros quando comparado com 2022, e fazendo os mesmos ajustes neste ano”, realça.
Custos financeiros e de reestruturação
afectam resultados da SATA Air Açores
Por sua vez, a SATA Air Açores atingiu um Resultado Operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de 11,4 milhões de euros, que compara com 7,8 milhões no período homólogo (+45,9%), tendo o Resultado Antes de Juros e Impostos (EBIT) de 2023 sido positivo em 0,3 milhões de euros, +2,8 milhões de euros face ao registado no período homólogo.
Os custos operacionais atingiram um total de 98 milhões de euros, +15,9% face ao período homólogo (+13,4 milhões de euros). O crescimento dos custos está impactado, maioritariamente, pelo aumento dos gastos com pessoal, +22,7% (+10,1 milhões de euros) motivado, sobretudo, pelo contínuo impacto provocado pela reposição dos cortes salariais durante o período de pandemia e pelas progressões na carreira e aumentos salariais acordados com as diferentes estruturas sindicais. Também os gastos com manutenção apresentaram em 2023 um crescimento expressivo face a 2022, +22,8% (+1,4 milhões de euros), resultado do aumento das necessidades de reparação e manutenção sobretudo pelas especificidades da operação nos voos inter-ilhas. Os custos operacionais representaram, em 2023, 89,6% da receita total (vs 91,5% em 2022). O
O Resultado Líquido do exercício foi fortemente condicionado pelos custos financeiros líquidos (8,6 milhões de euros) e pelos custos de reestruturação (1,6 milhões de euros).
De referir que a SATA Air Açores procedeu, em 20 de Setembro de 2023, ao reembolso antecipado da totalidade do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros, emitido em Dezembro de 2022, cujo contributo para os gastos financeiros de 2023 ascendeu a cerca de 6 milhões de euros, sendo estimada uma poupança total de 18 milhões de euros até 2026.