O Centro Creche e Jardim-de-infância do Castelinho Encantado realizou na manhã de ontem, no dia 19 de Março, uma romaria infantil, que decorreu na freguesia de São José, com passagens pela Igreja de São José e pelo Campo de São Francisco. A iniciativa decorreu no Dia do Pai e no Dia de São José, de forma a “homenagear os pais e São José”, com a presença de cerca de 100 pessoas.
Carla Cabral, educadora de infância, e Marta Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro Creche e Jardim-de-infância do Castelinho Encantado, afirmaram que o grupo de 66 crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos, estava muito entusiasmado com a ideia, visto que “uma grande parte das crianças dizia sempre nas salas de aulas quando viam um rancho de romeiros”, afirma Carla Cabral.
A ideia surgiu, também, por ser na época de Páscoa, da quaresma e das romarias. Como tal, pediram aos pais para as crianças trazerem consigo um xaile, um terço e uma flor – esta última para oferecer a São José.
A educadora de infância e a coordenadora pedagógica salientaram, ainda, que “estas iniciativas são muito importante para não perder esta tradição açoriana, para incutir nas crianças esta passagem de gerações e no âmbito pessoal e social das crianças.”
Este ano foi a primeira vez que a romaria infantil se realizou com as salas dos três, quatro e cinco anos do Castelinho Encantado – já se tinha realizado apenas com a sala dos cinco anos -, e contou com a presença de três educadoras de infância, seis auxiliares e vários pais.
Filipe Torres