Edit Template

Semana Cultural da EBI de Ponta Garça: “viver a liberdade”

“Viver a liberdade! Um ato de liberdade implica a ousadia, coragem e tenacidade. É preciso rasgar com preconceitos e arriscar…”
É sob este mote que foi pensada na Semana Cultural da Escola Básica e Integrada de Ponta Garça, onde há espaço para a Arte, à Ciência, à História, à Música… à Vida”
Decorre, até Sexta-feira, na Escola Básica Integrada de Ponta Garça, a Ssemana Cultural. Trata-se de uma iniciativa que através de múltiplas actividades, afectos aos diferentes departamentos curriculares, procura-se envolver os alunos mostrando que há aprendizagens relevantes que podem ser adquiridas fora do espaço tradicional de sala de aula.
Ao longo da semana os alunos vão ter oportunidade para momentos musicais com concertos comentados pelos músicos Jaime Goth e William “Maninho” Nascimento, tecendo algumas considerações entre a música açoriana e a música de outras geografias, Cabo Verde e Brasil, respectivamente. A semana termina com a presença de NTK (músico de hip-hop Diogo Teixeira, oriundo da zona do Topo de S. Jorge).
Outros eventos são:

  • Viver a Liberdade, 25 de Abril, SEMPRE!: contando com a comunicação intitulada “O 25 de Abril e os Açores” proferida pela professora Susana Serpa Silva (UAc) e complementada com a interpretação de canções que ilustram o momento histórico no país: “Por terras de França”, “Grândola, Vila Morena”, “E Depois do Adeus”, e “Liberdade”.
  • Viver a DiversiDaDe com sessões que “evidenciam a força colectiva ganha pela diversidade cultural presente na sociedade (com a participação directa da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores) e no reconhecimento da diversidade de sujeitos com base no respeito e tolerância recíproca – sensibilizações no âmbito do Plano Escolar de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying,” contando com a presença das entidades ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e AMISM – Associação de Surdos da Ilha de S. Miguel.
    A Semana Cultural terminará com a inauguração do ‘Mural Colectivo contra o Bullying/Discriminação’ e a sessão ‘Histórias ComVida – na presença de Matilde Róias (ponta garcense, jogadora do SLB); Diogo Teixeira (músico NTK); e Rúben Garcia (paraciclista), num diálogo sobre “a ousadia, coragem e tenacidade de enfrentar as dificuldades e superá-las chegando mais longe.”
    Paralelamente, destaque-se a Artes e Ofícios, que vai estar diariamente presente na escola através de várias oficinas – “Colorir a Primavera a reciclar”, dinamizado pelos alunos do Programa Pré-Profissionalização, “Origami” e demonstração da “Cestaria em Vimes” pelas mãos e pés do artesão Alcídio Borges Andrade e – Ciência e Tecnologias estarão patentes nas actividades apresentadas pelos centros de ciência Expolab, Centro Ambiental do Priolo e Observatório Microbiano dos Açores, e outras entidades, tais como a Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática, Serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Cine’Eco e MUSAMI, para além das oficinas de robótica e pensamento computacional.
Edit Template
Notícias Recentes
Mulheres em situação de sem-abrigo em São Miguel estão “em profundo sofrimento psicológico pela situação em que vivem”
Sónia Melo distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria chef privada
“O folclore é sempre o parente mais pobre da cultura”, afirma Filomena Loura, Presidente do Grupo Folclórico da Lomba do Cavaleiro
Tem crescido o número de caravelas-portuguesas avistadas nas zonas balneares do continente e Açores
Comunidade açoriana de Rhode Island apela a David Neeleman para a Breeze Airways fazer voos directos para os Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores