Edit Template

António Ventura apela aos açorianos para o consumo de alimentos produzidos na Região

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, apelou aos açorianos, esta Quarta-feira, no 1.º Congresso da Agricultura Regenerativa, que “optem pelo consumo de alimentos produzidos na Região, alimentos provenientes de todas as agriculturas açorianas”.
“Estamos assim a contribuir para o progresso dos Açores e para a melhoria da nossa qualidade de vida”, vincou.
E prosseguiu: “o consumo de agro-alimentos produzidos nos Açores tem vantagens sociais e económicas, como a criação de riqueza, a fixação de jovens, a diminuição da pegada ecológica, o conhecimento produtivo de proximidade e a segurança no abastecimento alimentar. Nós, enquanto consumidores, também temos a responsabilidade social de contribuir, através da nossa opção de compra, no desenvolvimento dos Açores”.
António Ventura falava no evento que decorreu no auditório do Nonagon, da Lagoa que se assinalou o Dia Mundial da Agricultura, onde defendeu que os Açores estão “a marcar o mapa mundo” pela sua “referência em qualidade produtiva e respeito pelos animais”.
“Nos Açores as agriculturas não são lesivas ao meio ambiente e vão de encontro às preocupações da humanidade no que concerne ao combate às alterações climáticas, ao bem-estar animal e à preservação dos solos, pelo que estamos a marcar o mapa mundo pela nossa referência em qualidade produtiva e respeito pelos animais”, disse o governante.
Na ocasião, o responsável pela pasta da agricultura assumiu que “a agricultura regenerativa assume uma vertente de naturalidade que importa promover e apoiar”.
Neste sentido, continuou, “no âmbito do PEPAC, que está em trabalho com a Federação Agrícola dos Açores, estudaremos a possibilidade de incorporar ajudas para o desenvolvimento da agricultura regenerativa, mais uma opção agro-produtiva e de consumo”.
António Ventura saudou a empresa Bel pela iniciativa de realizar o 1.º Congresso da Agricultura Regenerativa, lembrando que a mesma já habitou os açorianos “a ser proactiva” a favor da Região, “quer em qualificações territoriais como titularidades produtivas”.
“É para o Governo uma empresa parceira no desenvolvimento dos Açores”, concluiu.
O 1º Congresso da Agricultura Regenerativa, promovido pela Bel Formagerie, abordou a experiência-piloto de agricultura regenerativa que a empresa está a desenvolver com cinco os seus produtores e que tem levado a bons resultados.
Esta experiência tem levado à disponibilidade de adesão de outros produtores, levando a Bel a duplicar os 100 hectares de terreno que já tem disponíveis. O objectivo desta experiência é levar os produtores de leite a diminuir os seus custos de produção, mantendo os nutrientes no terreno e obtendo pastagens com mais valor acrescentado para o gado.
O programa ‘Vacas Felizes’ da Bell Formagerie, que a empresa vai estender agora ao Note do Continente, passa por manter os animais nas pastagens e, tendo estas um valor acrescentado, a produção de leite é superior.

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores