Edit Template

Berta Cabral destaca importância do turismo de aventura no combate à sazonalidade na Região

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou ontem a importância da visita aos Açores de uma delegação da Adventure Travel Trade Association (ATTA), a maior rede global de líderes de viagens de aventura.
A Visit Azores, responsável pela promoção externa da Região, organizou uma fam trip (viagem de familiarização) para membros da ATTA com o objectivo de dar a conhecer as maravilhas naturais e as aventuras únicas das ilhas dos Açores, através de uma experiência imersiva e diferenciadora.
Esta fam trip – que termina a 24 de Março – ofereceaos membros da ATTA o contacto directo com as actividades, profissionais e recursos de excelência disponíveis na Região, demonstrando o que de melhor há para oferecer aos viajantes e operadores turísticos internacionais deste segmento de mercado.
Berta Cabral recorda “o potencial dos Açores no que respeita ao turismo de aventura”, sendo a prova disso mesmo a conquista de mais um galardão de “Melhor Destino de Aventura da Europa 2024”, atribuído pela organização World Travel Awards, o qual veio reforçar o prémio recebido em 2023 como “Melhor Destino de Aventura do Mundo”.
“A consolidação dos Açores como grande destino de aventura é um passo significativo para combater a sazonalidade”, diz a governante, para quem “o turismo de aventura, pela sua natureza e diversidade, é um dos produtos turísticos com melhor capacidade para atrair turistas durante todo o ano e os levar a explorar todo o território”.
A Secretária Regional adianta que “a realização desta fam trip foi propositadamente organizada para este período de fim de inverno, início de primavera”.
E justificou: “queremos manifestamente afirmar a atractividade que os Açores têm em todas as estações do ano e a diversidade que podem oferecer consoante a meteorologia”.
Berta Cabral assinala, ainda, que “são cada vez mais as iniciativas que se realizam por todas as ilhas e que evidenciam o potencial e a importância do turismo de natureza e de aventura para o arquipélago”, em conjugação com a prática desportiva, cultural, científica e ambiental.
A fam trip da ATTA aos Açores, sublinha a governante, “é uma iniciativa muito relevante da Visit Azores, uma vez que abrange um segmento de elevado valor, onde se tem conseguido ganhar notoriedade e valor de marca”.
“Estamos a falar de buyers de mercados estratégicos para os Açores, nomeadamente dos Estados Unidos da América, Canadá, França e Reino Unido”, prosseguiu.
Durante a sua estadia nos Açores, os membros da ATTA experienciam a vertente activa e as oportunidades contemplativas do turismo nos Açores, com a exploração de trilhos, canyoning, e-biking, observação de cetáceos, visita a cavidades vulcânicas e o contacto com as ofertas turísticas e culturais das ilhas São Miguel, Faial, Pico e Terceira.
Além da visita a locais de interesse e património natural, está agendada a subida à montanha da ilha do Pico e a realização de experiências gastronómicas, de enoturismo e de wellbeing.
A ATTA é o maior representante privado do mundo no segmento do turismo de aventura, contando com uma comunidade superior a 30.000 associados, incluindo guias, operadores turísticos, alojamentos turísticos, agentes de viagem, agências de promoção turística, organizações de marketing e gestão de destinos, formadores, empresas de equipamento especializado e canais de media especializados em viagens e turismo.
Fam trips são um dos meios de promoção turística internacional, consistindo em viagens de familiarização, organizadas com o propósito específico de dar a conhecer, de forma directa, a agentes especializados (incluindo promotores e operadores turísticos) um destino e a sua oferta turística.

Edit Template
Notícias Recentes
Petrichor é novo bar do Quarteirão onde cada cocktail conta uma história
Bom tempo na Páscoa dos Açores com o sol a convidar à praia
Mulher detida no Aeroporto da Madeira por crime cometido há 28 anos
Parlamento açoriano vai vender cadeiras em hasta pública e adquirir novas por 80 mil euros
Lista de espera para cirurgia nos Açores mantém-se acima dos 12 mil utentes em Março
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores