Edit Template

Secretaria da Saúde explica razões porque as câmaras hiperbáricas dos Açores estão avariadas

As duas câmaras hiperbáricas existentes nos Açores – uma no Hospital da Horta, outra no hospital de Ponta Delgada – foram adquiridas em 2012, “sem que tenham sido acauteladas devidamente as respectivas manutenções e certificações anuais”, afirmou a Secretária da Saúde, Mónica Seidi.
Em relação ao equipamento do Hospital da Horta, desde 2016 que a câmara hiperbárica se encontra praticamente sem manutenção e certificação anual. A avaria actual “é irreversível”, e ocorreu a nível do sistema DECOMAT, no passado dia 26 de Janeiro de 2024.

Hiberbárica do hospital
de Ponta Delgada fora
do prazo de certificação

Relativamente ao equipamento do hospital de Ponta Delgada, encontra-se fora do prazo de certificação e manutenção há mais de quatro anos. Ocorreu uma avaria no monitor de sinais vitais a 6 de Dezembro de 2023, que implicou o envio do equipamento para a Alemanha, sendo reinstalado no início de Fevereiro. A meados de Fevereiro surgiu um alarme num componente que “não foi possível reparar remotamente, por isso o representante em Portugal da marca deslocar-se-á ao local na próxima semana para a devida avaliação”.
Na proposta de Plano para 2024, a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social inscreveu uma nova acção “Medicina Hiperbárica”, com rubrica no valor de 541 mil euros, prevendo a elaboração de um contrato com a duração de 5 anos e “garantindo, assim, atempadamente, as manutenções preventivas, salvaguardando eventuais manutenções correctivas e minimizando, deste modo, o risco de interrupção da actividade clínica”.
As propostas de Plano e Orçamento para 2024 foram, recorde-se, chumbadas, “impossibilitando que o investimento avançasse”.

Certificação em Junho

Segundo Mónica Seidi, “pese embora os acontecimentos que levaram à inoperabilidade dos equipamentos tenham ocorrido posteriormente, a tutela encetou de imediato vários contactos telefónicos e por email, por forma a exigir que as reparações ocorressem o mais cedo possível. Contudo, a programação da empresa alemã é feita semestralmente, o que impossibilita a vinda imediata à Região dos técnicos”.
Com o programa de Governo aprovado e subsequente discussão do Plano e Orçamento para breve, “haverá, acredita o Governo dos Açores, condições para assumir os compromissos previstos para Junho para que as câmaras de Ponta Delgada e Horta receba a devida certificação”.
Estas explicações surgem em sequência a questões suscitadas pelo PS/Açores num requerimento e publicadas no Correio dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Quase 40% dos jovens sente pressão social ao escolher uma bebida sem álcool entre amigos
Cybercrime corresponde a 60% das denúncias feitas na PJ dos Açores revelou o Coordenador Renato Furtado
Curso da Mensagem de Fátima pela primeira vez nos Açores
Falta de apoio, dificuldades económicas e bullying estão entre os principais problemas de 20 açorianos que abandonaram as escolas
Novo empreendimento turístico traz um jacuzzi dentro de ananás gigante a São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores