- Eleições. Já se sabe o resultado destas duas eleições e que o CHEGA nos Açores não atingiu o resultado do Continente mas ainda assim chegou aos 5 deputados eleitos e também um para a Assembleia da República, que é natural da Achada, concelho do Nordeste e que já afirmou que lá vai por tudo em pratos limpos em relação aos Açores. Isso é o que se há-de ver! Na votação do Plano do Governo de Bolieiro o CHEGA portou-se como um partido responsável, capaz de colaborar e de dialogar a bem dos Açores e do seu povo. Aguardemos para se ver como correm as águas!
Relativamente ao governo de Lisboa, Luís Montenegro já foi indigitado Primeiro-Ministro e vai ter que dialogar com o CHEGA como defendem muitos sociais-democratas. A posse é a meio da Semana Santa, mas agora é que a procissão vai sair!
2.PROGRAMA. Tal como anunciei vou nesta crónica tecer algumas considerações sobre o PROGRAMA do Governo dos AÇORES na sequência do que escrevi na semana passada. O Governo Regional quer reduzir a taxa de abandono precoce de alunos nas nossas Escolas incluindo as Profissionais, um dos patamares mais preocupantes do sector da Educação na nossa Região, sendo ela o nosso maior activo para se atingir o elevador social desejado. Mas, para isso, é preciso empenho e coragem na implementação de ações concretas que possibilitem resultados práticos e não teorias que só desbastam o orçamento e desgastam as pessoas e entidades intervenientes, ou seja professores, alunos, órgãos de direção, família, autarquias, paróquia, ação social, PSP e Emprego! Uma verdadeira campanha de rua, decifrando-se onde estão as debilidades e as verdadeiras lamúrias e desvios! Uma interessante nota vem responder a uma necessidade já nesta coluna repetidamente evidenciada que é a seguinte “proceder a uma revisão curricular do ensino básico, que introduza a leccionação de HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CULTURA DOS AÇORES,” uma proposta que só peca por ser tardia, mas tarde é o que nunca chega!
- No campo da SAÚDE, as propostas do novo Governo abrangem uma série de necessidades que são frequentemente levantadas pelo cidadão comum, desde logo a promessa de ser assegurado médico de família para todos até 2026, ou seja dentro de dois anos e outra da criação de um programa de “recuperação de LISTAS DE ESPERA para consultas, exames e cirurgias.” O governo pretende ainda criar o badalado CHEQUE SAÚDE a nível dos cuidados de saúde primários para consultas de especialidade e exames complementares de diagnóstico que será emitido pelas unidades de saúde de ilha após o período de espera previsto na lei. E para finalizar o documento prevê a necessidade de se “REVER O MODELO DE FINANCIAMENTO DOS HOSPITAIS E DO RESTANTE SERVIÇO REGIONAL DE SAÚDE.” Esta gigantesca tarefa depende em grande escala da situação orçamental da Região e, por consequência, a revisão urgente da LEI DE FINANÇAS REGIONAIS que encontra, nesta nova situação política, forte aderência dos principais PARTIDOS POLÍTICOS. É, por isso, tempo de forte esperança para os açorianos.
- TRILHOS. Têm ocorrido acidentes, alguns graves pelo desaparecimento de pessoas nos trilhos turísticos desta nossa ilha. Das outras não tenho informação. Quem autoriza a classificação de trilhos e homologa a sua utilização é a entidade mais responsável pelo que for acontecendo nos mesmos! E as autarquias, Câmaras e Juntas não se podem alhear desta realidade nem sacudir a água do capote! Um trilho não é um atalho que se passeia na calma como antigamente com um conhecedor experiente sempre presente e atento. Muito longe disso. Hoje em dia são de todos os países e de todas as latitudes os utentes interessados em caminhar pela natureza exuberante, com cambiantes do ambiente de arregalar os olhos de estupefação, longa vista e em sítios esconsos de bradar aos céus! É por isso que tem muita razão o mestre em Gestão de Turismo, João Pedro Barbosa, que no AO teceu considerações sobre a segurança dos nossos trilhos que deveria merecer a máxima atenção dos responsáveis políticos do Poder Regional e do Poder Local para se evitar os acidentes e os graves desaparecimentos que têm vindo a registar-se sem que haja os meios mais elementares para acudir às tragédias! Mas há-de haver alguém que vai responder pelas tristes e trágicas ocorrências!
- REGISTOS. Está pegada a moda dos nomes em inglês, para uma empresa, uma festa, um festival, um encontro ou uma qualquer casualidade. Exemplos recentes : “Festival Azores Burning Summer” , ou então “ Blog Azores Tourism Connections que assinala o seu aniversário “. A nossa língua fica em segundo plano e não o merece. Até porque poderiam utilizar as duas versões! A Câmara Municipal de Ponta Delgada promoveu de 19 a 22 deste mês, “ENCONTROS SAUDÁVEIS PDL,” envolvendo 600 idosos das 24 freguesias do concelho com variadas actividades do agrado dos mais velhos. Nota alta.
A Câmara da Lagoa vai transformar a zona norte da Baía de Santa Cruz em PARQUE URBANO, um investimento de meio milhão de euros. O projecto é da autoria de Miguel Anjos e prevê zonas de lazer , espaços verdes , plano multifuncional , percursos pedonais , com bar e quiosque , esplanada e parque de estacionamento. Parabéns pela brilhante iniciativa.
A CGD presidida pelo Dr. Macedo, obteve de lucro no ano de 2023 a bonita conta de 1.291 MILHÕES, dos quais vão ser entregues ao Estado 500 milhões. Bonitas contas. Falta saber o que ganham com isso os seus clientes!
Eduardo de Medeiros
FRASE DA SEMANA: “Respeitem os Romeiros! Não os utilizem para vossa autopromoção nas redes sociais! Libertem os Romeiros dessa realidade virtual”
Paulo Pacheco, mestre
do Rancho de São Pedro, PDL
(in Crença , 19 de Março de 2024 )