Edit Template

Do meu olhar!: Haja luz e discernimento!

  1. Eleições. Já se sabe o resultado destas duas eleições e que o CHEGA nos Açores não atingiu o resultado do Continente mas ainda assim chegou aos 5 deputados eleitos e também um para a Assembleia da República, que é natural da Achada, concelho do Nordeste e que já afirmou que lá vai por tudo em pratos limpos em relação aos Açores. Isso é o que se há-de ver! Na votação do Plano do Governo de Bolieiro o CHEGA portou-se como um partido responsável, capaz de colaborar e de dialogar a bem dos Açores e do seu povo. Aguardemos para se ver como correm as águas!
    Relativamente ao governo de Lisboa, Luís Montenegro já foi indigitado Primeiro-Ministro e vai ter que dialogar com o CHEGA como defendem muitos sociais-democratas. A posse é a meio da Semana Santa, mas agora é que a procissão vai sair!

2.PROGRAMA. Tal como anunciei vou nesta crónica tecer algumas considerações sobre o PROGRAMA do Governo dos AÇORES na sequência do que escrevi na semana passada. O Governo Regional quer reduzir a taxa de abandono precoce de alunos nas nossas Escolas incluindo as Profissionais, um dos patamares mais preocupantes do sector da Educação na nossa Região, sendo ela o nosso maior activo para se atingir o elevador social desejado. Mas, para isso, é preciso empenho e coragem na implementação de ações concretas que possibilitem resultados práticos e não teorias que só desbastam o orçamento e desgastam as pessoas e entidades intervenientes, ou seja professores, alunos, órgãos de direção, família, autarquias, paróquia, ação social, PSP e Emprego! Uma verdadeira campanha de rua, decifrando-se onde estão as debilidades e as verdadeiras lamúrias e desvios! Uma interessante nota vem responder a uma necessidade já nesta coluna repetidamente evidenciada que é a seguinte “proceder a uma revisão curricular do ensino básico, que introduza a leccionação de HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CULTURA DOS AÇORES,” uma proposta que só peca por ser tardia, mas tarde é o que nunca chega!

  1. No campo da SAÚDE, as propostas do novo Governo abrangem uma série de necessidades que são frequentemente levantadas pelo cidadão comum, desde logo a promessa de ser assegurado médico de família para todos até 2026, ou seja dentro de dois anos e outra da criação de um programa de “recuperação de LISTAS DE ESPERA para consultas, exames e cirurgias.” O governo pretende ainda criar o badalado CHEQUE SAÚDE a nível dos cuidados de saúde primários para consultas de especialidade e exames complementares de diagnóstico que será emitido pelas unidades de saúde de ilha após o período de espera previsto na lei. E para finalizar o documento prevê a necessidade de se “REVER O MODELO DE FINANCIAMENTO DOS HOSPITAIS E DO RESTANTE SERVIÇO REGIONAL DE SAÚDE.” Esta gigantesca tarefa depende em grande escala da situação orçamental da Região e, por consequência, a revisão urgente da LEI DE FINANÇAS REGIONAIS que encontra, nesta nova situação política, forte aderência dos principais PARTIDOS POLÍTICOS. É, por isso, tempo de forte esperança para os açorianos.
  2. TRILHOS. Têm ocorrido acidentes, alguns graves pelo desaparecimento de pessoas nos trilhos turísticos desta nossa ilha. Das outras não tenho informação. Quem autoriza a classificação de trilhos e homologa a sua utilização é a entidade mais responsável pelo que for acontecendo nos mesmos! E as autarquias, Câmaras e Juntas não se podem alhear desta realidade nem sacudir a água do capote! Um trilho não é um atalho que se passeia na calma como antigamente com um conhecedor experiente sempre presente e atento. Muito longe disso. Hoje em dia são de todos os países e de todas as latitudes os utentes interessados em caminhar pela natureza exuberante, com cambiantes do ambiente de arregalar os olhos de estupefação, longa vista e em sítios esconsos de bradar aos céus! É por isso que tem muita razão o mestre em Gestão de Turismo, João Pedro Barbosa, que no AO teceu considerações sobre a segurança dos nossos trilhos que deveria merecer a máxima atenção dos responsáveis políticos do Poder Regional e do Poder Local para se evitar os acidentes e os graves desaparecimentos que têm vindo a registar-se sem que haja os meios mais elementares para acudir às tragédias! Mas há-de haver alguém que vai responder pelas tristes e trágicas ocorrências!
  3. REGISTOS. Está pegada a moda dos nomes em inglês, para uma empresa, uma festa, um festival, um encontro ou uma qualquer casualidade. Exemplos recentes : “Festival Azores Burning Summer” , ou então “ Blog Azores Tourism Connections que assinala o seu aniversário “. A nossa língua fica em segundo plano e não o merece. Até porque poderiam utilizar as duas versões! A Câmara Municipal de Ponta Delgada promoveu de 19 a 22 deste mês, “ENCONTROS SAUDÁVEIS PDL,” envolvendo 600 idosos das 24 freguesias do concelho com variadas actividades do agrado dos mais velhos. Nota alta.

A Câmara da Lagoa vai transformar a zona norte da Baía de Santa Cruz em PARQUE URBANO, um investimento de meio milhão de euros. O projecto é da autoria de Miguel Anjos e prevê zonas de lazer , espaços verdes , plano multifuncional , percursos pedonais , com bar e quiosque , esplanada e parque de estacionamento. Parabéns pela brilhante iniciativa.

A CGD presidida pelo Dr. Macedo, obteve de lucro no ano de 2023 a bonita conta de 1.291 MILHÕES, dos quais vão ser entregues ao Estado 500 milhões. Bonitas contas. Falta saber o que ganham com isso os seus clientes!

Eduardo de Medeiros

FRASE DA SEMANA: “Respeitem os Romeiros! Não os utilizem para vossa autopromoção nas redes sociais! Libertem os Romeiros dessa realidade virtual”

Paulo Pacheco, mestre
do Rancho de São Pedro, PDL
(in Crença , 19 de Março de 2024 )

Edit Template
Notícias Recentes
Petição pela protecção e requalificação da Baía da Praia Formosa debatida em Comissão do Parlamento dos Açores com apelo à “união entre as entidades”
Governo diz que nunca se comprometeu com a fusão das escolas profissionais da Santa Casa, APRODAZ e da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
GNR apreende mais de 8 kg de lapas apanhadas ilegalmente nas Flores
“O alcoolismo é uma das patologias que apresenta mais tendência para o suicídio nos Açores”,afirma o médico psiquiatra Luís Sá e Melo
Durão Barroso lembra que Francisco “teve uma mensagem que ultrapassou muito a dimensão dos católicos”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores