Edit Template

Não Treinam?! Não se Queixem?!…: “Método da Priorização Sistémica”

Sendo um método criado, aperfeiçoado e complementado desde o início da minha carreira de treinador, ou seja, desde 1996. Sempre foi meu propósito ver futebol em tudo, pensar no futebol no todo e preocupar-me com o pormenor. Com essa base, refiro desde sempre, que o Todo é Essencial e o Pormenor é Relevante. Embora seja mais impactante, consoante subimos para o alto rendimento. Foi nesta mudança de paradigma, depois de mudar o chip do amador para o profissional à 4 anos, com experiências muito positivas no terreno, com resultados extremamente rápidos e eficazes, determinantes para o alto patamar competitivo e culminando com a organização mental e estrutural de um método, ajudado pelo trabalho de Pós-Doutoramento na UBI, de Scout Sistémico em vários contextos e do estágio num clube de 1ª liga, passei para o papel, o MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA. 1)
O MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA complementa do treino ao jogo, desde a avaliação até o controle, seja no individual ou no colectivo. Tendo como principais objetivos: a) Antecipação de cenários positivos e negativos, b) Gestão de riscos e de tempo, c) Melhoria significativa da tomada decisão final de um processo global de um líder, obtendo resultados consolidados e vitoriosos… 1)
Mas foi através de um método de venda de como tornar mais atrativo e visível esta metodologia e os meus serviços profissionais, ao mundo do futebol, entendi de como ser mais simples para o utilizador perceber. No entanto, não implica que o seu processo seja simplista ou simplório, simplesmente mais perceptível aos seus beneficiários. Estas preciosas ajudas, tanto nas técnicas de promoção, como noutra organização mental ou imagem, não permite ou autoriza que estes serviços, sejam uma recolha de dados e informações privilegiadas para o seu próprio método. Faz-me lembrar os inúmeros rumores de professores universitários, que provocam os seus alunos para fazer determinada tese, de forma a completarem, facilitarem e evoluírem a sua própria tese. Enquanto estamos lá, num sistema de poderes desiguais, sujeitamo-nos, mas num mundo equilibrado e profissional, a partilha é feita, mas a sonegação de informações tem de ser autorizada. Enfim no Mundo do Futebol, atualizou-se até para o mal, passando muitas vezes de uma selva para um chat-gpt plagiador. No entanto, continuo apaixonado pela beleza, complexidade e exigência do Futebol, provocando em mim a superação, resiliência e meritocracia. 2)
Mas como a cópia nunca é o original. E como para um programador de sistemas, o design nunca mostra o que realmente é a complexidade que está por trás. Visto que para o seu utilizador, o método tem de ser intuitivo, simples e rápido, o seu interface é mais complexo e elaborado. No entanto, nas declarações das cópias, não é tudo incompleto, incoerente e incerto, existem algumas semelhantes: a) priorização táctica tem de ser actualizada em alguns aspectos e contextualizada noutros (embora continue a ser muito válida e eficaz, tal como, outros inúmeros métodos de treino) b) possuir pelo menos as 5 dimensões do processo de treino e jogo c) incluir e bem (algo que tem sido uma das minhas lutas) a dimensão psicológica em todo o processo… 2)
Onde está o grande erro, o MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA não é se resume num método de treino, sendo sim um MÉTODO DE TOMADA DE DECISÃO DOS PROCESSOS DE TREINO E JOGO NO FUTEBOL, no qual estão também englobados os diferentes métodos e/ou princípios de treino, como inúmeros outros instrumentos, seja na sua fase de avaliação, preparação e implementação. 1)
Sei que no Capitalismo dos serviços para o Futebol, faz-se tudo para aparecer na ribalta, nem que seja galgando por cima e à custa de outros. Na crença que a desgraça de uns é a sorte de outros, as pessoas esquecem-se de mergulhar mais fundo e ir à génese, ficando somente pela capa, introdução e o índice remissivo. Num objectivo mercantilista o método torna-se estanque, pois mais desenfreado que seja a venda de uma prestação de serviço, a sua aplicabilidade não é uma receita, como aparentemente o publicitam. Já no MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA a flexibilidade, a inter multi disciplinaridade, a construção, a criatividade e a contextualização no tempo, no espaço e na matéria, são factores essenciais para o SEU rendimento/sucesso e a SUA melhoria contínua colectiva e individualmente. E a abertura e predisposição a estes pressupostos são o início da caminhada do êxito. 2) 1)
Algo fundamental no MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA é que não existe standard na avaliação/análise, planeamento/implementação, controle/retroalimentação, mas os três passos são determinantes para ter um processo estruturado, fundamentado, validado e contextualizado. Reforçando que as características dos contextos, dos intervenientes, os seus momentos, como a sua interação são sempre tidos em conta, caso contrário, não passam de simulação de outros métodos, que deixaram de funcionar, por inoperância, ignorância, incoerência ou desvalorização do E=mc2. No MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA não existem formatações, quando analiso inúmeras dimensões e variáveis, num mundo de sistema intra e inter relacional, estes estão em contínua mudança: regredindo, evoluindo, crescendo, decrescendo…. 3)
Noutras metodologias existem vários e muitos princípios que são transversais, comprovados na prática e cientificamente, no entanto muitas vezes verifica-se mais a mudança dos seus conceitos e nomenclatura, do que a sua aplicabilidade. Estas situações que se personificam, vão acontecendo nos princípios de treino, de jogo, pedagógicos… No MÉTODO DE PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA são apenas uma das bases utilizadas para estrutura das unidades de treino, mas terá de passar sempre pela fase anterior, avaliação/análise e da posterior do controle/retroalimentação. Sendo que com o NOSSO MÉTODO estabelecemos o fio condutor de forma consolidada, validada e estruturada, das tomadas de decisão, desde o treino até o jogo. E assim sucessivamente. 2) 1)
No MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA existe a filosofia do 5W2H em diversos momentos do processo. Perguntas essas que têm de ser respondidas em cada uma das fases que passam. Mas tanto as perguntas como as respostas têm de ser contextualizadas, enquadradas e validadas, caso contrário vamos contra os princípios de um sistema aberto e plural. Basilares para o NOSSO MÉTODO DE TOMADA DE DECISÃO, numa constante dinâmica e interacção, desde o micro até um macrosistema. Podemos priorizar mas terá de ser o sistema a dar-nos as respostas de partida e não o oposto. Não impomos ao sistema, o sistema potencializa as suas características, intervenientes e recursos, atingindo os objectivos para que foi criado, maximizando os seus rendimentos e consolidando o sucesso. 1) 3)
O MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA está de boa saúde e recomenda-se, vacinado contra as sanguessugas desportivas. Seu criador acredita que o carácter defende-se no escuro e valoriza-se na luz. Como tal, se a preocupação maior for vender uma ideia/metodologia, a todo o custo, não a sustentando e validando (principalmente se não for nossa), só podem se queixar a si mesmo, de mostrar parte da mesma. Treinando o que construímos, acreditamos, sustentamos e validamos, estamos no caminho certo, pois o lema do MÉTODO DA PRIORIZAÇÃO SISTÉMICA “O Futuro é Hoje”.

1) https://www.facebook.com/lifeallcoach & https://www.linkedin.com/in/pedrodrumondsousa/
2) https://profissaotreinador.com/metodologia-determinante#ls-tdYKNK7j8kMwBPxhF53YZ7 & https://profissaotreinador.com/metodologia-pos-tatica & https://www.futbollab.com/pt/not%C3%ADcias/metodologias-de-treino-de-futebol & https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/6861/1/Relat%C3%B3rio%20de%20Est%C3%A1gio%20-%20Jo%C3%A3o%20Ferreira_13Mar%C3%A7o.pdf & https://ipdj.gov.pt/documents/20123/123319/GrauI_07b_MetodologiaCol.pdf/848b7841-202f-1c8e-2b7f-7efd6e3e5b85?t=157494145335
3) https://setting.com.br/blog/gestao-empresa-rial/metodos-de-tomada-de-decisao/ & https://blog.academiain1.com.br/ferramentas-para-tomada-de-decisao/ & https://en.wikipedia.org/wiki/Mass%E2%80%93energy_equivalence & https://ferramentasdaqualidade.org/5w2h/

Pedro Drumond Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
25 de Abril - 50 anos
De Mota Amaral a Vasco Cordeiro: 30 anos de história do Comité das Regiões agora disponíveis
Jovem de 22 anos meteu um saco plástico na cabeça da vitima e agrediu-lhe no rosto em Ponta Delgada
“Abril será ouvido/Enquanto se for lutando/Para por a nu palavras/Que se teimam em vestir”
Há festa na Praça Nossa Senhora do Rosário da Lagoa com populares a assinalar o 25 de Abril
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores