O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, incentivou ontem os alunos açorianos a encararem o processo educativo como um “estímulo”, sublinhando que esta é “a melhor forma de prever o futuro”.
“A capacitação dos fazedores e actores principais do nosso futuro” foi valorizada pelo governante na Sessão Solene de entrega de prémios de mérito académico, cívico e desportivo referentes a 2022/2023 da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada.
“Agradeço o honroso convite. É bom ver os pais orgulhosos, os alunos com mérito e os professores e colaboradores da escola satisfeitos”, prosseguiu José Manuel Bolieiro, que elogiou também os vários mecenas que garantiram prémios financeiros aos estudantes da escola micaelense.
Através da escola, lembrou, os cidadãos ganham “uma atitude de reconhecimento do enaltecimento”.
“Dedicamos pouco tempo a falar bem e perdemos muito tempo a falar mal de tudo e de todos. É preciso inverter isto com mensagens positivas e de enaltecimento”, acrescentou ainda.
O Presidente do Governo sustentou querer promover políticas que garantam que mais alunas e alunos açorianos frequentem o ensino superior, lembrando a implementação de um prémio de mérito, actualmente nos 750 euros, para quem ingressa na universidade.
José Manuel Bolieiro reiterou ainda que o Governo pretende assegurar duas passagens aéreas gratuitas por ano para os jovens açorianos que estejam a estudar fora da sua ilha de residência, uma forma de “manter ligações familiares” e o “sentimento de pertença”, seja à ilha de origem ou mesmo à Região, para quem for estudar para o continente.
Considerada a importância da literacia, o Governo dos Açores quer também garantir a todos os jovens que completem 18 anos de idade um cheque-aniversário no valor de 100 euros para aquisição de livros, potenciando o hábito da leitura de livros físicos conjugada com o digital, concretizou o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro.