O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, marcou presença na inauguração da exposição “Cyberbullying – O ainda invisível”, que considerou uma “excelente ferramenta de aprendizagem, incumbida de mensagens importantes que devem ser descodificadas pela comunidade envolvente à escola”.
“Este é um tema extremamente pertinente e actual. Hoje, a violência sem rosto afecta milhões de jovens por todo o mundo. É um problema que tem vindo a piorar, e por isso, toda o conhecimento e sensibilização sobre esta matéria é de alta relevância”, afirma o autarca.
Durante a cerimónia de inauguração, que teve lugar no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, explica que “esta exposição tem uma dupla função: por um lado, incentivamos os jovens a explorar a sua componente artista, dando expressão à sua emoção; por outro, fornecemos uma ferramenta para que comuniquem os mais profundos receios e ansiedades. Esta mostra não é uma obra de ficção, é uma mensagem de alerta destes jovens para outros jovens, e para a sociedade”.
O Vereador responsável pelo pelouro da Cultura e Educação sublinhou que a edilidade vai continuar a desenvolver diferentes conceitos de cidadania, junto das escolas do concelho, porque “democracia implica o estreitar das relações entre o poder local e os seus munícipes, nomeadamente através da educação”.
“Os nossos jovens têm que se sentir acarinhados, independentemente da forma como interpretam ou re-interpretam a arte. Têm que perceber que a sociedade está preocupada, atenta e receptiva às suas necessidades e receios e que a sua autarquia está atenta e aberta a receber as suas propostas ou alertas, como é o caso do cyberbulling”, reforça o autarca, aproveitando o momento para elogiar a “forma exemplar” como a Escola Básica e Integrada de Vila de Capelas “participou e abraçou este projecto”.
Na ocasião, Sérgio Rezendes disse ainda que “tudo faremos para que os alunos das outras escolas venham vir visitar esta exposição. É importante que este assunto não seja tabu e que os jovens vítimas de cyberbullying saibam, que não estão sozinhos”. A exposição “Cyberbullying – O ainda invisível” é de entrada gratuita e pode ser apreciada na Sala do Forno até 2 de Maio.