Edit Template

PS/A quer criaçãourgente de apoio aopagamento das rendas dos estudantes açorianos deslocados

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista questionou o Governo Regional do PSD/CDS/PPM sobre a razão de ainda não terem sido criados mecanismos de apoio aos jovens estudantes açorianos, tais como o Gabinete de Apoio ao Estudante Açoriano residente nos Açores a frequentar o Ensino Superior e o apoio ao pagamento das rendas de habitação aos estudantes açorianos deslocados.
Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o primeiro signatário do requerimento dos socialistas, Russell Sousa, lembra que o Parlamento dos Açores aprovou há quase três anos, em Junho de 2021, por unanimidade, um Projecto de Resolução que visava a criação destes apoios aos estudantes açorianos deslocados.
“Quase três anos depois, vemos que este Governo Regional do PSD/CDS/PPM nem sequer implementa as recomendações dos partidos que o integram, já que o projecto de resolução em causa partiu do CDS-PP. Das duas, uma: ou o Governo não respeita as recomendações dos próprios partidos da coligação, ou este projecto de resolução e a sua aprovação por parte dos partidos da direita mais não foi do que areia para os olhos dos estudantes açorianos deslocados”, lamentou Russell Sousa.
No Dia Nacional do Estudante, o deputado socialista, que é também líder da Juventude Socialista dos Açores, recordou que o PS/Açores “defende a criação de um apoio extraordinário para as famílias açorianas que tenham estudantes deslocados no ensino superior ou profissional, de modo a ajudá-las a enfrentar o aumento dos custos que tiveram de suportar com a habitação”.
“Sabemos bem da importância desta matéria, quer para os estudantes que se encontram deslocados, entre ilhas, quer para todos aqueles que se encontram deslocados no continente”.
Este é um assunto premente, que ainda muito recentemente motivou uma manifestação nacional de estudantes, que estão a passar por muitas dificuldades em encontrar e pagar uma habitação condigna, enquanto estudam”, realçou Russell Sousa.
O parlamentar lamentou que o Governo Regional do PSD/CDS/PPM faça “vista grossa a esta recomendação” e prefira “assobiar para o lado e empurrar com a barriga para a frente, como se não tivesse responsabilidades ou competências para contribuir para a qualificação dos jovens Açorianos”.
“Quando pretende o Governo Regional dos Açores, da coligação PSD/CDS/PPM, criar o Gabinete de apoio ao Estudante Açoriano residente nos Açores a frequentar o Ensino Superior? Quando vai o Governo Regional criar o mecanismo de apoio ao pagamento das rendas de habitação aos estudantes açorianos deslocados? São questões simples, que merecem respostas rápidas e directas por parte do Governo Regional”, frisou o parlamentar socialista, Russell Sousa.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores