Edit Template

Cerimónia pascal da evocação do lava-pés é celebração intergeracional na Ribeira Grande

A Misericórdia da Ribeira Grande promoveu, na passada Terça-feira, uma celebração intergeracional, com idosos e crianças de diversas valências da instituição, cerimónia que teve lugar na Igreja Paroquial de S. Pedro, da Ribeira Seca. Tratou-se da cerimónia pascal da evocação do lava-pés, e foi animada pelo grupo coral dos funcionários da Santa Casa, com a participação de todas as crianças presentes.
A capela-mor do templo foi transformada no cenáculo, local onde ocorreu a última ceia de Jesus com os seus discípulos, tendo os trabalhadores e os utentes preparado todos os detalhes da cerimónia de forma entusiástica.
Sentados em volta da extensa mesa que serviu de altar, a celebração da eucaristia evocativa da última ceia foi presidida pelo Capelão Manuel Galvão e concelebrada pelo pároco da Ribeira Seca, padre Roberto Borges Cabral, cujo ritual foi explicado ao pormenor aos utentes com o objectivo de uma maior e mais consciente vivência dos derradeiros momentos da vida de Jesus.
As crianças e idosos participaram ainda num solene ofertório, que prepararam com esmero, enquanto alguns utentes procediam a uma explicação relativamente ao simbolismo de cada oferenda levada ao altar.
No final, as mais de 300 crianças presentes foram mimoseadas com amêndoas típicas da Páscoa, seguindo-se no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia um almoço-convívio para se comemorar antecipadamente a Páscoa em alegria com todos os idosos que frequentam as valências na Ribeira Grande e nas Calhetas.
A Semana Santa voltou a ser comemorada com grande alegria pelos utentes da Misericórdia da Ribeira Grande, tendo sido mobilizados muitos meios para concentrar as valências espalhadas pelas várias freguesias da área de actuação, envolvido tanta gente nova, bem como idosos, numa vivência pascal intensamente celebrada com grande entusiasmo e carinho.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo destaca Marca Açores como uma ferramenta essencial na promoção dos produtos e serviços do arquipélago
Presidente do Governo reafirmou ao Almirante Gouveia e Melo os poderes autonómicos dos Açores na gestão do mar
Padre Duarte Melo e Leonor Anahory defendem que se deve aproveitar o saber dos mais velhos para ajudar a formar os mais novos
Dezenas de pessoas “com muita devoção pelo Espírito Santo” ajudaram nos preparativos das 13 mil sopas que serão servidas hoje no Campo de São Francisco
Cinco detidos no aeroporto de Ponta Delgada com documentos de identificação falsos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores