Edit Template

Dia Mundial do Autismo assinalado em Ponta Delgada com arte e literatura

O dia 2 de Abril é mundialmente conhecido por consciencializar a sociedade em geral para o espectro do autismo, uma realidade cada vez mais presente no mundo de hoje. A partir de uma ideia de Andrea Moniz de Souza, membro de um grupo informal de mães de crianças autistas e Presidente da Associação de Emigrantes dos Açores (AEA), a livraria Letras Lavadas e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Autismo – Açores (APPDA-Açores) irão dinamizar no próximo dia 2 de Abril, um momento de hora do conto seguido de uma actividade plástica com pinturas.
Na ocasião, será partilhada a história de um livro realizado pela própria APPDA-Açores, em parceria com a Federação Portuguesa de Autismo, de nome Os quatro inseparáveis.
Este livro integra o projecto Ler & Incluir, co-financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação. O evento realizar-se-á a partir das 10h00, naquela livraria, situada no Largo da Matriz, em Ponta Delgada. Não só um grupo de utentes da APPDA-Açores assistirá e participará no evento, mas também outras crianças neurotípicas, com o intuito de incluir e aproximar todas as crianças, independentemente das suas condicionantes. No entanto, e por uma questão de limitações de espaço, as inscrições são limitadas.
Desta forma, os interessados em participar nesta iniciativa devem contactar directamente a livraria Letras Lavadas para o efeito, através do e-mail livraria@letraslavadas.pt ou pelo número de telefone 296283113.
A APPDA-Açores é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, com sede no concelho de Ponta Delgada, que tem como principais objectivos, por exemplo, apoiar a investigação da etiologia, fenomenologia e terapêutica das perturbações do desenvolvimento e do espectro autista, colaborando com todas as pessoas e instituições interessadas e promover a formação e a educação das pessoas com perturbações do desenvolvimento e do espectro autista, visando a sua integração escolar e social. O Dia Mundial de Consciencialização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Esta data tem o intuito de alertar a sociedade para esta problemática, sendo que muitas pessoas ainda não compreendem o que é a Perturbação do Espectro Autista (PEA). Entender essa perturbação é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com PEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
No dia 2 de Abril também se celebra o Dia Internacional do Livro infantil, uma secção da literatura muito acarinhada por muitas famílias, escolas e instituições que se preocupam em promover hábitos de leitura e de escrita na vida de todas as crianças e pessoas de qualquer idade.

Edit Template
Notícias Recentes
25 de Abril - 50 anos
De Mota Amaral a Vasco Cordeiro: 30 anos de história do Comité das Regiões agora disponíveis
Jovem de 22 anos meteu um saco plástico na cabeça da vitima e agrediu-lhe no rosto em Ponta Delgada
“Abril será ouvido/Enquanto se for lutando/Para por a nu palavras/Que se teimam em vestir”
Há festa na Praça Nossa Senhora do Rosário da Lagoa com populares a assinalar o 25 de Abril
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores