Edit Template

Dia Mundial do Autismo assinalado em Ponta Delgada com arte e literatura

O dia 2 de Abril é mundialmente conhecido por consciencializar a sociedade em geral para o espectro do autismo, uma realidade cada vez mais presente no mundo de hoje. A partir de uma ideia de Andrea Moniz de Souza, membro de um grupo informal de mães de crianças autistas e Presidente da Associação de Emigrantes dos Açores (AEA), a livraria Letras Lavadas e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Autismo – Açores (APPDA-Açores) irão dinamizar no próximo dia 2 de Abril, um momento de hora do conto seguido de uma actividade plástica com pinturas.
Na ocasião, será partilhada a história de um livro realizado pela própria APPDA-Açores, em parceria com a Federação Portuguesa de Autismo, de nome Os quatro inseparáveis.
Este livro integra o projecto Ler & Incluir, co-financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação. O evento realizar-se-á a partir das 10h00, naquela livraria, situada no Largo da Matriz, em Ponta Delgada. Não só um grupo de utentes da APPDA-Açores assistirá e participará no evento, mas também outras crianças neurotípicas, com o intuito de incluir e aproximar todas as crianças, independentemente das suas condicionantes. No entanto, e por uma questão de limitações de espaço, as inscrições são limitadas.
Desta forma, os interessados em participar nesta iniciativa devem contactar directamente a livraria Letras Lavadas para o efeito, através do e-mail livraria@letraslavadas.pt ou pelo número de telefone 296283113.
A APPDA-Açores é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, com sede no concelho de Ponta Delgada, que tem como principais objectivos, por exemplo, apoiar a investigação da etiologia, fenomenologia e terapêutica das perturbações do desenvolvimento e do espectro autista, colaborando com todas as pessoas e instituições interessadas e promover a formação e a educação das pessoas com perturbações do desenvolvimento e do espectro autista, visando a sua integração escolar e social. O Dia Mundial de Consciencialização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Esta data tem o intuito de alertar a sociedade para esta problemática, sendo que muitas pessoas ainda não compreendem o que é a Perturbação do Espectro Autista (PEA). Entender essa perturbação é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com PEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
No dia 2 de Abril também se celebra o Dia Internacional do Livro infantil, uma secção da literatura muito acarinhada por muitas famílias, escolas e instituições que se preocupam em promover hábitos de leitura e de escrita na vida de todas as crianças e pessoas de qualquer idade.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores