Edit Template

O turismo dos Açores “deveria estar a progredir e não a regredir”

Marlene Damião havia realçado Terça-feira que o Turismo dos Açores “deveria estar a progredir e não a regredir”, como está a acontecer por “inacção e incompetência do Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM”.
A deputada socialista falava após uma visita e reunião do Grupo Parlamentar do PS ao Alojamento Local Casa da Baleia, em Vila Franca do Campo, salientando que o PS/Açores “tem estado muito atento e preocupado” com os sinais que o tecido empresarial do sector do Turismo nos Açores tem dado em relação à redução das taxas de dormida, que se tem vindo a manifestar desde Dezembro passado.
“Nos últimos dias temos vindo a falar com diversos operadores que nos reportam o sentimento unânime de apreensão e de preocupação com o futuro. Conforme foi público, a Associação de Alojamento Local estima já uma quebra de 30 pontos percentuais nas dormidas, comparando com o período homólogo do ano passado e aquilo a que assistimos é à total passividade do Governo da coligação, que tem contribuído com instabilidade e incerteza para um sector que tem um peso enorme para o desenvolvimento económico da nossa Região, directa e indirectamente”, salientou.
Marlene Damião expressou a “grande preocupação” do PS com os rumores da saída da Ryanair da Região, lembrando que esta companhia aérea “foi e é uma alavanca essencial para a manutenção do crescimento do Turismo nos Açores”, acusando o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM de “não demonstrar preocupação com o assunto”.
“Cabe a quem tem o poder de decisão, o Governo Regional, calcular como nas negociações com a Ryanair, poderá, no futuro, trazer-nos mais-valias e mais garantias”, frisou a deputada do PS.
Marlene Damião sublinhou que, nos últimos tempos, a Ryanair tem vindo a negociar com vários destinos e que, recentemente, “negociou o reforço de rotas com o Porto e com a Região Autónoma da Madeira”, realçando que “cabe ao Governo Regional da coligação fazer essa negociação, para que o Turismo nos Açores progrida e não regrida”. A parlamentar do PS reconheceu que a captação da operação charter da companhia aérea Smartwings é um “dado positivo”, mas realçou que esta operação incide num mercado (esloveno) que “nem sequer consta do Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA)”, o que “comprova que o Governo Regional não tem qualquer estratégia para o futuro do Turismo nos Açores”.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores