O Grupo Parlamentar do PS defende que o Governo Regional, actualmente da responsabilidade do PSD/CDS/PPM, “tem de recuperar os trilhos pedestres que tem deixado ao abandono nos últimos três anos”.
Marlene Damião, a primeira subscritora de um requerimento do PS ao Governo da coligação sobre o abandono da rede de trilhos pedestres da Região Autónoma dos Açores, realçou que os nossos trilhos “são um factor de distinção e de procura por parte dos nossos visitantes, mas também dos Açorianos”, salientando que a “prática de desportos de natureza tem vindo a aumentar, quer em época baixa, quer em época alta de turismo”.
A deputada socialista manifestou a sua “preocupação” com a “falta de manutenção e de limpeza de vários trilhos pedestres, em diferentes ilhas”. Isto, apesar do Governo Regional proclamar, regularmente, a sua “aposta no mercado do turismo de natureza”, que é, efectivamente, “um dos segmentos com grandes perspectivas de crescimento a nível mundial”.
“O turismo de natureza é uma das nossas maiores mais-valias. Mas o Governo da coligação PSD/CDS/PPM tem deixado deteriorar a rede de trilhos que herdou dos Governos Regionais do PS, que constituía uma forte aposta e um dos nossos grandes activos. Estando a falar de trilhos, de natureza, estamos a falar de algo que necessita de uma atenção permanente, de limpeza, de desobstrução, de sinalizações e reparações”, vincou, de forma a “garantir uma boa experiência e a completa segurança dos pedestrianistas”. O que “nem sempre tem acontecido, nestes últimos três anos”, frisou.
Para Marlene Damião, o Governo Regional “deve dar mais atenção aos nossos trilhos”, até porque a conquista de prémios como o “Melhor destino de aventura na Europa em 2024” da World Travel Awards, recentemente atribuído à Região “constitui notícias muito agradáveis”, mas que “trazem responsabilidades acrescidas à Região para a prestação de serviços de qualidade”.
Os socialistas solicitaram o cronograma de acções de limpeza e manutenção da rede de trilhos inseridos na Cycl’in Azores (trilhos cicláveis) e da rede de trilhos pedestres dos Açores.
“De acordo com o Governo Regional, encontram-se actualmente encerrados 11 trilhos (8 em São Miguel, 2 em Santa Maria e 1 no Faial), mas o PS sabe que há muitos mais que se encontram sem limpeza e sem manutenção. Foi por isso que solicitámos informação detalhada do estado dos trilhos, por ilha, com referência à data da última intervenção ou manutenção. Queremos também saber quantos colaboradores ou técnicos por ilha tem o Governo afectos à vistoria e conservação dos trilhos pedestres”, avançou a deputada socialista, Marlene Damião.