Os Açores são a região de Portugal onde há uma maior percentagem de trabalhadores por conta própria com dependência económica (75.9%), face aos trabalhadores por conta própria com independência económica (24.1%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
No arquipélago, há 13.2 mil pessoas que trabalham por conta própria, o que representa 1.88% do total do país (689.9 mil pessoas). Destes 13.2 mil pessoas, 10 mil trabalham com dependência económica (75.9%) e 3.2 mil trabalham com independência económica (24.1%), enquanto 12 mil têm independência organizacional (91.2%) – os dados de número de trabalhadores por conta própria com dependência organizacional não foram divulgados pelo INE.
Da população que trabalha por conta própria na Região Autónoma dos Açores, 8.3 mil pessoas têm 10 ou mais clientes e nenhum dominante (cliente que determina o horário de trabalho diário), enquanto cerca de 1.9 mil pessoas têm entre dois e nove clientes e nenhum dominante e cerca de 2 mil pessoas têm apenas um cliente.