A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, enalteceu Terça-feira o trabalho de todos os profissionais do Serviço Regional de Saúde que trabalham na área do autismo, reconhecendo que “apesar do esforço que diariamente é feito há ainda muito a fazer”.
“Há lacunas na nossa resposta, mas deixo uma palavra a todos e, em especial, às equipas técnicas de intervenção precoce que fazem um trabalho louvável no acompanhamento a estas crianças e às suas famílias. São 17 equipas técnicas de intervenção precoce na Região, embora a resposta a estas situações não seja igual em todas as ilhas”, disse a governante a propósito do dia Mundial da Consciencialização do Autismo.
Questionada sobre o número de médicos existentes na área de Pedopsiquiatria, a Secretária da Saúde e Segurança Social esclareceu que esta é também uma área carenciada na Região. “Contamos, a breve prazo, lançar procedimento concursal para o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira que, actualmente, conta com dois prestadores de serviço neste âmbito”, declarou ainda
Também no evento, a Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, reforçou, igualmente, o trabalho das equipas que trabalham nestas áreas, sendo que foi alterado “o regime de acompanhamento do trabalho destas crianças nas escolas com a implementação do regime de educação inclusiva”, que faz “uma avaliação base que permite medidas diferenciadas para os alunos”.
Este é um trabalho que envolve vários departamentos do Governo Regional dos Açores.