Edit Template

Açores foram a segunda região do país onde há um maior consumo no tabaco em 2022

A Região Autónoma dos Açores (RAA) é a segunda região do país onde há um grande consumo no tabaco nos últimos 12 meses (31.8%) e nos últimos 30 dias (31.6%), apenas atrás do Norte (35.3% e 33.7%, respectivamente), de acordo com os dados divulgados pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e da Dependência (ICAD).
No caso do consumo de tabaco ao longo da vida, os valores no arquipélago (46.1%) está abaixo da média nacional (48.%), sendo que é a terceira região com a média mais baixa, apenas à frente do Algarve (42.3%) e da Área Metropolitana de Lisboa (37.9%).
O consumo de álcool na região é o mais baixo no país em todos os parâmetros: o consumo ao longo da vida está nos 51.9; nos últimos 12 meses situa-se nos 41%; e nos últimos 30 dias com 37.6%.
A região de Portugal com maior dependência no álcool é o Norte, com 81.9% de dependência ao longo da vida, 68.5% nos últimos 12 meses e 59.9% nos últimos 30 dias.
O uso de substâncias ilícitas (QSI) na região, também, é o mais baixo do país, com 5.6% de consumo ao longo da vida e 1.2% tanto no consumo nos últimos 12 meses como nos últimos 30 dias.
O estudo foi feito a cerca de 12 mil indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, em 2022, com o título ‘V Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Geral, Portugal 2022 Relatório Final’.

Edit Template
Notícias Recentes
Homem detido na Povoação por violência doméstica fica proibido de contactar a vítima e é vigiado eletronicamente
Faltam médicos de família nos Açores para garantir a cobertura total a utentes
Direcção do Clube União Micaelense diz que a atitude de atribuir o complexo desportivo do Lajedo a uma entidade privada “evidencia falta de rumo estratégico” do Governo dos Açores
José Manuel Bolieiro distinguido com Chave de Ouro do Município de Velas
Pedro Nascimento Cabral afirma que o legado do 25 de Abril tem de “continuar a servir de referência” à sociedade
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores