Após obras de renovação, a vaga reabre dia 12 de Abril, Sexta-feira, das 19h00 às 00h00. O evento de reabertura conta com o lançamento do catálogo Walk&Talk 2011-2022: o que não sabes merece ser descoberto, a inauguração da exposição relativa a este resumo de 12 anos de atividade, e um jantar-festa que celebra o festival-caminho que ajudou a construir geografias afectivas, culturais e territoriais alternativas, imaginando outras posições e relações dos Açores no mundo.
O Walk&Talk é o projecto que está na origem da Anda&Fala, associação cultural que encontrou casa em 2020 na vaga – espaço de arte e conhecimento, no Bairro das Laranjeiras, em Ponta Delgada.
Ao longo de dois anos, depois da última edição do Walk&Talk em 2022, desenrolou-se um processo de organização dos arquivos digitais e físicos, com o objectivo de preparar a publicação que encerra o ciclo do Walk&Talk enquanto festival e que celebra 12 anos de caminhada (2011–2022).
Com edição de Miguel Marques Mesquita e design gráfico do atelier lisboeta vivoeusébio, o catálogo Walk&Talk 2011-2022: o que não sabes merece ser descoberto foi estruturado em torno de conceitos-chave que “têm sido fundamentais” na definição do festival e na orientação da sua direcção artística, oferecendo uma perspectiva rizomática das diferentes edições, dos seus protagonistas e dos projectos desenvolvidos – através de 10 textos, 982 imagens e cerca de 600 páginas.
O lançamento do catálogo a 12 de Abril, no dia de reabertura do espaço vaga, começa às 19h, com Miguel Marques Mesquita (editor), Filipa André (editora assistente) e Joana Sobral (designer vivoeusébio), numa conversa que dará a conhecer o percurso que culminou no livro a ser apresentado. Segue-se, às 20h30, a inauguração da exposição “O que não sabes merece ser descoberto”, curada pelo director artístico da associação, Jesse James, e com museografia do artista e arquitecto Nuno Pimenta. Esta exposição-arquivo posiciona-nos na ilha de São Miguel e na acção colectiva de erguer o festival, através de uma selecção de vídeos e registos produzidos ao longo das suas várias edições que ajudam a percorrer o caminho, a contextualizar processos e, acima de tudo, a celebrar as pessoas que deram corpo e voz ao Walk&Talk.
Às 20h30, inicia-se também a “Mesa Posta”, um jantar volante aberto a todas as pessoas e preparado pela chef açoriana Catarina Ferreira, à qual se juntam FLiP & Tape com um DJ set entre o Techno, o Disco e o House que se estende até às 00h00, na Travessa das Laranjeiras 51.
A Anda&Fala – Associação Cultural é uma estrutura financiada pelo Governo dos Açores, pela República Portuguesa/DgArtes e pela Câmara Municipal de Ponta Delgada. O catálogo Walk&Talk 2011-2022: o que não sabes merece ser descoberto contou com a contribuição da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do Grupo Bensaude e da Delta/Adega Mayor.