Edit Template

Apresentada a capa que o Senhor Santo Cristo dos Milagres levará este ano na procissão

As festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres vão decorrer no primeiro fim-de-semana de Maio. O início está estabelecido para o dia 3 de Maio, Sexta-feira, com a inauguração da iluminação, enquanto o fim está marcado para o dia 9 de Maio, Quinta-feira. O dia principal será no dia 5 de Maio, Domingo, com a missa da festa pelas 09h30 e a homenagem ao Senhor Santo Cristo durante a procissão com a saída da imagem marcada para as 16h30.
Uma conferência de imprensa foi realizada, ontem, no coro alto da Igreja do Convento da Esperança, pelo Reitor do Santuário, cónego Manuel Carlos Alves, e pelo o Provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Carlos Faria e Maia. No final da conferência, foi apresentada a capa deste ano da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagre, a 39.ª capa do acervo do Património Artístico do Culto ao Santo Cristo, pela Irmã Jaqueline Mendes, a superiora da comunidade de irmãs Contemplativas da Congregação da Nossa Senhora da caridade do Bom Pastor.
A capa chegou ao Convento este mês de Abril, e foi oferecida por Rita Sofia Rebelo Pavão, a sua mãe Teresa e pela tia-avó, Helena Batista, todas naturais de Santa Bárbara, da ouvidoria das Capelas, concelho de Ponta Delgada, conforme anunciado pela Irmã Jaqueline Mendes: “Esta capa foi executada pelas ofertantes e confeccionada em veludo, bordado a fio de ouro, com aplicações. (…) Constam motivos vegetalistas tais como os cachos de uva, folhas de videira, espigas de trigo – elementos muito ligados ao Cristianismo e à liturgia eucarística”, referiu.
A capa tem ainda inscritas as letras Alfa e Omega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, que significam o princípio e o fim de todas as coisas. As ofertantes apenas referem que se trata de um agradecimento ao Senhor Santo Cristo dos Milagres pelas muitas graças recebidas, referiu ainda a religiosa.
As festas deste ano vão ser presididas por D. Myron Cotta, bispo católico de Stokcton, na Califórnia, filho de pais açorianos, da ilha da Terceira, mas já nascido nos Estados Unidos da América.
O tríduo de preparação vai ser presidido pelo padre jesuíta José Frazão, actual Director da Revista Brotéria e que foi o provincial da Companhia de Jesus em Portugal, sendo que o Tríduo de Preparação inspirar-se-á no lema deste ano dos santuários da Diocese de Angra “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11, 1).
Na conferência de imprensa, foi, ainda, anunciado pelo Reitor do Santuário, cónego Manuel Carlos Sousa Alves, que procuram não retocar o formato das festas, “porque qualquer alteração, por mais justificável que seja, causa ruído, pelo que iremos manter o formato das festas que existia antes da pandemia”, explicou aos jornalistas.
O reitor afirmou que a segurança das pessoas é importante para todos terem a melhor festa: “A segurança das pessoas é um bem que nos deve preocupar a todos. Será inevitável surgirem momentos de tensão e cada um deve usar as melhores qualidades humanas para ultrapassar as dificuldades e contribuir para que todos tenham uma festa feliz e memorável”, referiu.
Reutilizando as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa: “a Igreja é para todos. Todos são convidados a participar da festa, todos são chamados a prestar a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, porque importa que todos caminhemos juntos e com empenho na construção de um mundo melhor”.
O Reitor do Santuário lembrou, ainda, que esta festa é “uma oportunidade para os devotos cumprirem as suas promessas” e pediu respeito por quem aproveita este momento para estas práticas que, não sendo estimuladas nem encorajadas pela Igreja, devem ser respeitadas.
Durante a noite de Sábado, a imagem, após a procissão da mudança, irá ficar na Igreja Paroquial de São José para a vigília nocturna, para o qual serão convidados vários movimentos eclesiais para a animação e oração.
No Domingo de manhã, pelas 08h00, vai ser realizada uma missa em inglês, que, segundo o Reitor do Santuário, está direccionada para as pessoas que não dominam tão bem a língua portuguesa, garantindo que já tem o material necessário para poder haver a missa em inglês.

F.T.

Edit Template
Notícias Recentes
Piedade Lalanda, eleita Presidente do CESA, diz estar “em causa o bem comum dos açorianos”
Homem em prisão preventiva pela suspeita de crime de furto em viatura em Vila Franca
461 acidentes de viação e 100 feridos entre 29 de Julho e 1 de Setembro
Peixes à tona de água nas Flores e Corvo causa apreensão nas populações e motiva estudo por biólogos
“Natália Correia era mais do que uma mulher, o seu talento e inteligência roçam o mais próximo do absoluto que conheço”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores