Edit Template

Arquivado processo que investigou a morte por covid-19 de doze utentes da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste

O Ministério Público proferiu a 26 de Março 2024 despacho de arquivamento no inquérito criminal onde se investigou a morte por covid-19 de 12 utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, em Março de 2020, por não se terem recolhido indícios da prática de crime.
A investigação decorreu para averiguar a responsabilidade de uma médica do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, que deu alta hospitalar a uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste sem ter efectuado previamente um teste para determinar se estava infectada com o vírus SARS-CoV-2, dos responsáveis da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste na propagação do vírus aos restantes utentes e funcionários da Santa Casa, e do Delegado de Saúde, relativamente às medidas que tomou para evitar a propagação do vírus.
Realizadas todas as diligências no inquérito, nomeadamente a emissão de parecer pelo Conselho Médico-Legal do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses Delegação do Centro, concluiu-se que a médica que deu a alta hospitalar não estava obrigada a fazer o teste para Ccovid-19 à utente, uma vez que tal medida ainda não se encontrava implementada e esta não apresentava qualquer sintomatologia relacionada com a covid-19 ou qualquer outra doença do aparelho respiratório, que o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste e os respectivos funcionários não tiveram qualquer responsabilidade na propagação interna do vírus pelos utentes e funcionários da Santa Casa porquanto, ainda antes de ter aparecido o primeiro caso de covid-19 nos Açores, já tinham implementado o Plano de Contingência na Santa Casa da Misericórdia do Nordeste e só tiveram conhecimento que a utente se encontrava infectada dias depois de a mesma ter regressado ao lar e que o Delegado de Saúde tomou todas as medidas previstas para debelar a propagação da doença na Santa Casa da Misericórdia do Nordeste assim que foi informado do diagnóstico do primeiro caso de covid-19 na Santa Casa. A investigação foi realizada pela secção e Ponta Delgada do DIAP dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Escola do Mar dos Açores destaca a sensibilização,a formação e a natação como os desafios para preparar os jovens açorianos para o futuro do oceano
Habitação, falta de civismo ambiental e degradação dos caminhos agrícolas são os grandes desafios em São João do Pico
Carro híbrido incendeia-seno Cabouco da Lagoa e fogo é apagado com recurso a extintor de bar na zona
“Existe um crescente orgulho e vontade de afirmação entre os arrifenses”, afirma Sandra Costa Dias que quer ver a freguesia dos Arrifes elevada a Vila
Ladrão com pena suspensa volta a roubar e juiz determina que fique em prisão preventiva
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores