Os Açores foram, em 2022, a segunda região de Portugal com o número mais elevado de enfermeiros por mil habitantes (9.8 enfermeiros por mil habitantes), apenas atrás da Madeira (10.1 enfermeiros por mil habitantes), de acordo com a plataforma Instituto Nacional de Estatística (INE).
A média nacional do número de enfermeiros por mil habitantes é de 7.8 enfermeiros por mil habitantes. Centro (9.2 enfermeiros por mil habitantes) e Grande Lisboa (8.6 enfermeiros por mil habitantes) são as outras regiões com valores acima da média do país.
Em relação ao número de médicos por mil habitantes, os Açores (4.0 médicos por mil habitantes) estão abaixo da média nacional (5.8 médicos por mil habitantes). Oeste e Vale do Tejo (2.5 médicos por mil habitantes), Península de Setúbal (3.5 médicos por mil habitantes) e Alentejo (3.5 médicos por mil habitantes) são as três regiões do país com valores inferiores ao do arquipélago. Grande Lisboa (8.3 médicos por mil habitantes) é a região do país com mais médicos por mil pessoas.