Edit Template

Nova tentativa de fuga nacadeia de Ponta Delgada

Um recluso fugiu Domingo do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, em São Miguel, mas foi acabou por ser capturado menos de uma hora depois da fuga, num anexo junto a uma habitação perto da prisão.
Frederico Morais, dirigente do Sindicado Nacional do Corpo da Guarda Prisional, explicou que o recluso fugiu, através de um muro, que saltou, numa zona em que a torre “estava desativada”, devido à falta de pessoal existente nacadeia de Ponta Delgada.
O dirigente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional afirmou ainda que a situação da cadeia de Ponta Delgada está gravíssima: “Tem apenas capacidade para 117 reclusos e tem, neste momento, 128 reclusos, ou seja, mais 11 reclusos do que o suposto. Há 60 guardas prisionais, mas faltam entre 20 e 25 guardas para haver um serviço em boas condições”, explicou.
Frederico Morais explicou ainda que houve três tentativas de fugas no ano passado: duas delas através de buracos feitos na parede e outro que saltou o muro, mas que faturou o pé quando chegou ao chão. Uma das tentativas de saída foi feita por 33 reclusos, que “fizeram o buraco para o local errado e foram apanhados”, enquanto a outra tentativa foi feita através de duas pessoas que saíram no lado da Portaria, ou seja, “foram logo vistas pelas pessoas que estavam na rua”.
O dirigente explicou ainda que “uma grande parte dos reclusos estão presos por causa de drogas sintéticas” e afirmou que o problema de falta de pessoal acontece em todo o país, mas o caso da cadeia de Ponta Delgada é “grave”.
Frederico Morais admitiu ainda que vai haver uma nova greve feita pelos guardas prisionais se o novo Governo Nacional não aceitar as reivindicações, explicando que será uma greve “de maior dimensão e maior paralisação” do que a última greve realizada, este ano.
Ainda ao ‘Correio dos Açores’, o dirigente lamentou as condições salarias dos guardas prisionais: “Um guarda prisional ganha apenas mais 100 euros do que o ordenado mínimo”, explica.
Filipe Torres

Edit Template
Notícias Recentes
Assembleia Municipalde Ponta Delgada aprova o maior orçamento de sempre no valor de 96,4 milhões €
Empresários defendem que a taxa turística deve seraplicada pelos municípios de forma faseada
“Todos os nossos investimentos são sempre concretizados a pensar no futuro”
O maior problema nutricional dos Açores é oexcesso de peso e obesidade, beber refrigerantes e o baixo consumo de fruta, hortícolas e água
Conselho de Administração deixa a empresa pública ‘Ilhas de Valor’ a 31 de Dezembro
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores