O Centro de Artes Contemporâneas inaugurará, no próximo dia 20 de Abril, a exposição interpretativa da obra de Medeiros Cabral “A Chuva Padrão”, uma abordagem ao trabalho deste artista micaelense, precocemente, falecido aos 24 anos de idade.
Esta exposição incluirá um conjunto das suas obras, desenhos seus e, ainda, documentação, fotografias, objectos pessoais e escritos do artista que fazem parte do acervo da família, os quais nunca foram antes expostos, sendo assim a primeira vez que serão partilhados com o público.
José Manuel de Medeiros Cabral, um talentoso artista açoriano, nasceu no dia 7 de Setembro de 1955, em Ponta Delgada, e faleceu, prematuramente, aos 24 anos, no dia 20 de Dezembro de 1979, no Porto, onde frequentava o terceiro ano de Pintura da Escola Superior de Belas Artes.
A sua curta vida foi fortemente marcada pelo período pós-revolução 25 de Abril de 1974, o que se veio a reflectir na sua criação artística.
Realizou duas exposições individuais: “Uma Exposição para Trocar”, na Praceta Gonçalo Velho Cabral, no dia 1 de Maio de 1975 e “A História”, no Museu Carlos Machado, em Junho de 1977. Desde 1973 até 1979, organizou e participou em várias exposições colectivas.
APC