Edit Template

Teresa Gonçalves demite-seda SATA “por razões pessoais e de contexto,” afirmou Bolieiro

A Presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, Teresa Gonçalves, apresentou a sua demissão e vai sair no dia 30 de Abril. Teresa Gonçalves começou por alegar motivos pessoais.
A sua decisão foi comunicada, ontem de manhã, numa reunião com trabalhadores.
Numa nota informativa, o Governo dos Açores referiu que a demissão solicitada foi aceite, “tornando-se efectiva no final do corrente mês, sendo que até ao referido momento a responsável continuará a assumir todas as decisões em curso sobre o Grupo”.
O Governo dos Açores agradeceu, a propósito, a Teresa Gonçalves “toda a sua dedicação ao Grupo SATA durante o exercício das suas funções, e o seu empenho e profissionalismo no processo de reestruturação das companhias do Grupo, que muito contribuiu para a recuperação que as mesmas têm vindo a verificar, e deseja-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais”.
Em declarações, na Horta, o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou que Teresa Gonçalves apresentou a demissão por “razões pessoais e de contexto.”
“Ela não sai de mal com ninguém, tem as suas razões. Os ciclos são o que são”, acrescentou.
José Manuel Bolieiro garantiu que nenhum procedimento vai ser suspenso devido à demissão da Presidente da SATA e transmitiu uma mensagem de “tranquilidade às pessoas”.
Sobre a decisão do júri do concurso público da privatização da Azores Airlines, o Presidente do Governo afirmou que “está a ser feito o que tem de ser feito e não está a ser feito o que não deve ser feito, nomeadamente intromissões do Governo.”
Duarte Freitas, também elogiou o trabalho de Teresa Gonçalves nos “momentos difíceis” da reestruturação da companhia aérea.
“Todas as questões que envolvem o Grupo SATA são delicadas e importantes para a Região. Infelizmente, ao longo dos últimos anos aquilo que temos vindo a encarar são dificuldades atrás de dificuldades, temos vindo a ultrapassá-las. Esta naturalmente também será ultrapassada”, afirmou Duarte Freitas.
O governante lembrou que a Administração está a analisar o relatório final do júri sobre a privatização da Azores Airlines e que o Governo está a seu lado. Teresa Gonçalves é Presidente do Conselho de Administração da SATA desde Março de 2023, tendo substituido no cargo Luís Rodrigues, actual Presidente do Conselho de Administração a TAP. Antes da saída de Luís Rodrigues, Teresa Gonçalves já era membro do Conselho Executivo desde Janeiro de 2020.

BE quer que a privatização pare
e PS leva processo ao Parlamento

Entretanto, o Bloco de Esquerda entregou ontem no Parlamento uma proposta que recomenda ao Governo Regional que anule o processo de privatização da SATA Internacional para “defender o interesse público”. A iniciativa foi apresentada com pedido de urgência para que possa ser debatida e votada ainda esta semana.
O Bloco salienta “o papel central que a SATA Internacional representa para a mobilidade dos açorianos e açorianas, e para a economia …”
Os dados mais recentes da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), mostram que em 2023 a SATA Internacional transportava 39% dos passageiros do aeroporto de Ponta Delgada. Um valor muito superior aos 15% da TAP e da Ryanair.
Por sua vez, o Grupo Parlamentar do PS no Parlamento, requereu “a divulgação imediata do relatório” e a “audição urgente” do Presidente do júri do concurso público da privatização da Azores Airlines, Augusto Mateus, e do Secretário Regional das Finanças, Duarte Freitas, para esclarecer as dúvidas existentes sobre o processo e as “reservas por parte do júri”. O deputado socialista Carlos Silva realçou que “o futuro da nossa companhia aérea é demasiado sério para estarmos, nesta fase, com tantas incertezas, depois de um processo que já se arrasta há mais de um ano”.
Carlos Silva manifestou a “preocupação dos socialistas” perante os alertas do júri do concurso para a “falta de força financeira do consórcio Newtour/MS Aviation para cumprir o caderno de encargos”.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores