Edit Template

Vasco Cordeiro em Bruxelas para defender a Política de Coesão da União Europeia

O Presidente do Comité Europeu das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, participa, hoje e amanhã, em Bruxelas, no 9º Fórum Europeu da Coesão, evento promovido pela Comissão Europeia para debater o papel que a Política de Coesão da União Europeia desempenha na melhoria do bem-estar das comunidades e dos cidadãos europeus.
O Fórum reunirá cerca de 1000 participantes, entre representantes das instituições da UE, autoridades nacionais, regionais e locais de todos os Estados-Membros, parceiros sociais e económicos, organizações não governamentais, académicos, entre outros, para abordar as conclusões do 9º Relatório sobre a Coesão apresentado pela Comissão Europeia, a 27 de Março, e que apresenta uma avaliação sobre a implementação da Política de Coesão na União, os seus resultados e desafios.
“Sejamos realistas, a Política de Coesão, tal como a conhecemos, está em risco e este não é o momento de ficar sentado à espera. O 9º Relatório sobre a Coesão confirma, uma vez mais, os resultados inequívocos da Política de Coesão no apoio a todas as regiões face aos desafios com que os cidadãos europeus são confrontados diariamente. Devemos, também por isso, defender de forma inequívoca a necessidade de uma Política de Coesão mais forte no futuro, baseada nos seus princípios de parceria e governação a vários níveis, com as regiões no centro da sua implementação. Temos todos de nos mobilizar e unir em torno de uma nova Política de Coesão que continue a apoiar todas as regiões,” afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Comité das Regiões Europeu intervirá, no dia 12, no painel dedicado ao tema “Que Política de Coesão para o futuro?”, em que participam também Chris Fearne, Vice-primeiro-Ministro de Malta e Ministro dos Fundos Europeus, da Igualdade, das Reformas e do Diálogo Social, Kostis Hatzidakis, Ministro da Economia e das Finanças da Grécia, Teodora Preoteasa, Secretária de Estado no Ministério dos Investimentos e Projectos Europeus da Roménia, Andrés Rodríguez-Pose, professor na Lond School of Economics e presidente do Grupo de Alto Nível da União Europeia sobre o Futuro da Política de Coesão, e Rachel De Basso, Presidente do Conselho Executivo Regional da Região do Condado de Jönköping, na Suécia.
A participação de Vasco Cordeiro enquadra-se no conjunto de iniciativas que, enquanto Presidente do Comité Europeu das Regiões, tem desenvolvido para alertar para a necessidade de salvaguardar da Política de Coesão enquanto elemento fundamental de promoção do projeto europeu, tendo, com Emil Boc, Presidente da Região de Cluj Napukja, na Roménia, elaborado o parecer do Comité das Regiões sobre o futuro da Política de Coesão, aprovado a 29 Novembro de 2023.
Vasco Cordeiro e Emil Boc foram esta semana, de novo, indicados pelo Comité das Regiões de elaborar o parecer de avaliação desta instituição sobre o 9º Relatório da Coesão.

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores