Edit Template

Regiões ultraperiféricas precisam de política de coesão reforçada, defendeu Artur Lima em Bruxelas

O Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima afirmou ontem, em Bruxelas, que a Região deve “acompanhar de perto a definição da Política de Coesão do futuro”, defendendo que esta “seja flexível e reforçada para atender à realidade geográfica, económica e social das regiões ultraperiféricas”.
“As políticas europeias de coesão têm contribuído para o processo de desenvolvimento e de mudança nas regiões ultraperiféricas, mas face aos desafios que persistem estas têm de ser ainda mais reforçadas e robustecidas”, salientou.
Artur Lima falava, em Bruxelas, à margem do 9.º Fórum Europeu da Coesão, promovido pela Comissão Europeia e que decorre até amanhã.
“Quando se discute a Política de Coesão pós-2027, temos de unir esforços para reivindicar aquilo que é justo para os Açores e apelar por maior sensibilidade das instituições europeias para aqueles que são os assuntos essenciais ao nosso desenvolvimento”, recordou.
Assuntos como as alterações demográficas, transportes, transição digital e energética ou saúde merecem, de acordo com Artur Lima, “atenção especial” porque “condicionam especialmente estas regiões marcadas pela ultraperiferia”.
Reconhecendo que os “Açores enfrentam uma combinação de condicionalismos estruturais”, o Vice-presidente do Governo frisou que a “coesão social e territorial só será assegurada plenamente com uma compreensão adequada dos organismos europeus sobre o peso desses condicionalismos na vida dos açorianos”.
Apesar dos “momentos de incerteza que a Europa atravessa” e que implicará, provavelmente, um “aumento do investimento na política de Defesa”, Artur Lima esclareceu que “tal não deverá ocorrer em prejuízo dos instrumentos de apoio à coesão”.
Durante o dia de ontem, Artur Lima, acompanhado pelo Director Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral, teve a oportunidade de se reunir com o Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), embaixador Pedro Lourtie, e com o conselheiro técnico da REPER, Paulo do Nascimento Cabral.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores