O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, realçou que as Juntas de Freguesia do concelho vão beneficiar de um aumento de verbas na ordem dos 60%, ao abrigo dos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências.
“Encaramos as Juntas de Freguesia como parceiras activas, responsáveis e estratégicas para o desenvolvimento harmónico do concelho. Se aumentámos para 3 milhões de euros, reforçando em quase 60% a transferência de verbas, é porque sabemos do seu papel determinante para o sucesso do nosso futuro colectivo”, vincou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral falava após a celebração de contratos entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e seis Juntas de Freguesia, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Segundo o Presidente do município, a decisão de reforçar as verbas para as Juntas de Freguesias surge alinhada com o projecto de “coesão social, económica e territorial” definido pela autarquia para o concelho.
Nesse capítulo, sublinhou, “a nossa missão é só uma: apoiar, cooperar e reforçar as parcerias, estimular o diálogo e ajudar a resolver os desafios que se colocam ao progresso das nossas freguesias”.
Da cerimónia de assinatura de Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências já relizada, fizeram parte as Juntas de Freguesia da Ajuda da Bretanha, Santo António, Fajã de Cima, São José e Candelária.
Protocolo de cooperação com
Junta das Feteiras
Entretanto, a Câmara Municipal apoiou a Associação Recreativa e Cultural das Feteiras na aquisição do prédio urbano onde se encontra instalada a sua sede.
O protocolo de cooperação foi assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho entre o Presidente do município, Pedro Nascimento Cabral, e o Presidente da Direcção da Associação Recreativa e Cultural das Feteiras, Roberto Melo.
“Tratou-se aqui de dar condições de estabilidade a esta associação que tem tido uma acção muito meritória na dinamização cultural da freguesia das Feteiras”, começou por dizer o autarca.
“Naturalmente, o prestimoso trabalho desenvolvido pelo Roberto Melo e sua equipa é digno do nosso reconhecimento. Podermos contribuir para que tenham o seu próprio património é, para esta autarquia, também dar perspectiva de futuro à formação cultural e intelectual da comunidade desta freguesia”, referiu ainda Pedro Nascimento Cabral.