A cerimónia de assinatura do contrato de cooperação financeira e de entrega de equipamentos de socorro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD), decorreu, Domingo, com a presença da Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, e executivo camarário, seguindo-se uma Missa em sufrágio dos bombeiros falecidos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
A Praça de Nossa Senhora do Rosário foi o lugar escolhido para realizar a cerimónia, tendo a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, acompanhada pelos restantes membros do executivo e pela Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Lucrécia Rego, sido recebida, pela Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, com contingência sob o comando do 2.º Comandante Roberto Carvalho.
De seguida, procedeu-se à assinatura do protocolo de cooperação entre Câmara Municipal de Lagoa e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, representada na cerimónia pelo tesoureiro da direcção, Rui Pavão. O contrato mantém o valor do ano anterior, 65.000,00€, baseando-se na importância daquela que é uma entidade com uma intervenção de reconhecido interesse público e com manifesto interesse em ter uma valência desta instituição na cidade de Lagoa, estando a autarquia a encetar todos os esforços para a sua concretização.
Foram, depois, entregues as viaturas e equipamentos de socorro e salvamento, nomeadamente uma carrinha 4×4, com transformação em Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios (VLCI), e uma mota de água, equipada com atrelado e prancha de salvamento aquático (SLED). Ambos os veículos e os equipamentos foram adquiridos no âmbito da candidatura ao PO2020 “Equipamentos de Salvamento para os Serviços de Protecção Civil do Município de Lagoa”, num investimento de quase 150 mil euros.
Após a bênção e entrega das viaturas, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa recebeu uma condecoração pelo Comandante da AHBVPD. Na ocasião, Cristina Calisto relembrou o compromisso da AHBVPD integrar Lagoa na sua designação oficial, assunto já abordado e bem aceite em Assembleia-geral da Associação, salientando todo o apoio e cooperação institucional que tem existido entre ambas as entidades e reiterando o compromisso de continuar a apoiar a AHBVPD no seu trabalho e a missão de servir a população da Lagoa.
De referir que, entretanto, a Câmara Municipal encontra-se a aguardar a aprovação por parte do Governo Regional dos Açores para a alocação de uma viatura de transporte urgente de doentes e outra não urgente na cidade de Lagoa, já que essa é uma pretensão que já mereceu a concordância da ABVPDL.