A Ucrânia e o alargamento da UE, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, o futuro das zonas rurais e o urbanismo sustentável serão os principais temas da sessão plenária do Comité das Regiões Europeu (CR) antes das eleições europeias. A 160ª reunião da assembleia dos líderes locais e regionais da UE encerrará ainda os dossiers legislativos sobre a cooperação transfronteiriça, o pacote sobre a Defesa da Democracia e a utilização de novas técnicas genómicas na agricultura.
A sessão plenária, que será presidida por Vasco Alves Cordeiro, contará no primeiro dia com a presença de Vadim Boychenko, Presidente da Câmara Municipal de Mariupol, a cidade ucraniana reduzida a escombros pela invasão russa em 2022, que trará a debate os desafios actuais que a Ucrânia enfrenta.
A intervenção de Vasco Cordeiro contribuirá também para enquadrar um debate mais amplo sobre o próximo alargamento da União Europeia – à Ucrânia, Moldávia e Geórgia. No segundo dia, o principal debate focar-se-á sobre o bem-estar das crianças, seguido da adopção de pareceres sobre a Garantia Europeia para a Infância e a protecção das crianças. A saúde mental, a habitação a preços acessíveis e a melhoria das competências laborais são outras das questões de índole social sobre as quais o CR adoptará pareceres.
Os líderes regionais e locais da UE discutirão ainda sobre o futuro das zonas rurais da Europa com deputados ao Parlamento Europeu, num debate que se baseará nas conclusões de um recente estudo do Comité das Regiões sobre o descontentamento nas zonas rurais. Os desafios da gestão responsável do ambiente serão ainda abordados nas propostas de pareceres em debate sobre técnicas genómicas na agricultura, micro-plásticos, energia geotérmica, ciclismo, entre outros.
O Presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, participará ainda, à margem da sessão plenária, num debate sobre o desemprego de longa duração que contará com a participação do Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais Nicolas Schmit.
O evento “Inovação social para eliminar o desemprego de longa duração” é co-organizado pelo Comité e pela Comissão Europeia, em paralelo com a reunião plenária.