A Vice-presidência do Governo Regional dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), lançou ontem dois concursos para a atribuição de bolsas de investigação de doutoramento.
“inicia-se o período de candidaturas para os dois concursos de bolsas de doutoramento em duas tipologias – cinco bolsas de doutoramento em ambiente académico e cinco bolsas em ambiente não académico”, anunciou ontem o Vice-presidente do Governo, Artur Lima.
As bolsas de doutoramento em ambiente não académico, uma novidade implementada no ano passado, visam a investigação aplicada cujos planos de trabalho decorram, total ou parcialmente, em entidades como empresas, laboratórios colaborativos, centros de tecnologia e inovação, centros de interface tecnológico, ou entidades do terceiro sector e hospitais. “Os projectos devem aportar investigação aplicada de relevante interesse para o desenvolvimento da economia regional”, afirmou. Desta forma, e para efeitos de financiamento, “os projectos devem estar obrigatoriamente enquadrados com as prioridades estratégicas definidas nas áreas temáticas prioritárias da Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente da Região Autónoma dos Açores 2022-2027 (RIS3 Açores)”, salientou ainda o governante.
O concurso de doutoramento em ambiente académico visa financiar uma bolsa em cada uma das áreas científicas: Ciências Naturais, Ciências Sociais, Humanidades, Ciências Exatas, Ciências Médicas e da Saúde.
Já o concurso em ambiente não académico é aberto para todas as áreas científicas.
“A diversificação de doutorados em ambiente não académico permitirá dinamizar a inovação e a economia no tecido empresarial regional, mas, também, em diversos sectores de distintas áreas estratégicas com impacto social”, enaltece Artur Lima.
O Vice-presidente do Governo anunciou ainda o aumento significativo do valor do subsídio mensal de bolsas, “para as bolsas de doutoramento o valor passa de €1.160 para €1.275, um incremento importante e devido, agora concretizado pelo XIV Governo Regional”. A nova tabela de valores de bolsas do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia entrará em vigor para todos os bolseiros em Junho do corrente ano.