Edit Template

Presidência do Governo vai apoiar projecto Ponta Delgada Capital Europeia da Cultura 2026

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu na Segunda-feira, no Palácio de Sant’Ana, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e a fadista Kátia Guerreiro, comissária do projecto Ponta Delgada, Capital Portuguesa da Cultura 2026.
José Manuel Bolieiro mostrou-se na ocasião disponível para o Governo dos Açores colaborar com a autarquia neste projecto, que se perspectiva que possa valorizar a cidade micaelense a toda a Região.
Katia Guerreiro foi anunciada na Segunda-feira como comissária do projecto Ponta Delgada, Capital Portuguesa da Cultura 2026.
Nascida a 23 de Fevereiro de 1976, na África do Sul, Katia Guerreiro mudou-se, ainda em criança, para a ilha de São Miguel. Aos 15 anos, iniciou o seu percurso musical a tocar viola da terra no Rancho Folclórico de Santa Cecília da Fajã de Baixo.
Mais tarde, ingressou no curso de Medicina em Lisboa, um trajecto académico bem-sucedido que articulou com a participação em vários projectos musicais na capital portuguesa.
É, no entanto, em 2000, que inicia a sua carreira profissional, ao apresentar-se no concerto de homenagem a Amália Rodrigues, no Coliseu de Lisboa.
Hoje, a fadista pode orgulhar-se de um percurso profissional com mais de duas décadas, que conta com dez álbuns editados, um deles de platina, e tem sido pautado por êxitos como “Asas”, “Até ao Fim”, “Amor de Mel, Amor de Fel” e “9 Amores”.
Pedro Cabral “enalteceu”
apoio governamental

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, “enalteceu” a garantia de apoio ao projecto Ponta Delgada, Capital Portuguesa da Cultura 2026 que foi manifestada pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro.
“Tenho de enaltecer o compromisso e a postura do Presidente do Governo Regional dos Açores quanto a esta iniciativa que, além da dimensão cultural, vai promover uma transformação social e económica de Ponta Delgada e de toda a Região”, realçou o autarca à saída da reunião.

“Seremos ponto
de encontro da cultura”

O Presidente do município salientou a importância do Governo da República e das entidades da Região “estarem envolvidas e empenhadas” em garantir o sucesso deste projecto que irá “valorizar o trabalho dos agentes culturais locais e promover o património material e imaterial regional a um nível sem precedentes”.
“Seremos ponto de encontro da cultura, em Portugal, e uma ponte cultural transatlântica dentro de dois anos. Esta é uma oportunidade de ouro para projectarmos a identidade artística açoriana nas suas mais variadas dimensões e mobilizarmos o sector cultural e criativo regional”, afirmou o autarca, destacando ainda as “dinâmicas culturais emergentes e inovadoras” que o projecto irá trazer aos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores