O Santa Clara está a um ponto de se apurar para a Taça Revelação de futebol no escalão de Sub-23.
A vitória, na manhã de ontem, na cidade da Maia, por 3-2, sobre o Rio Ave, permitiu permanecer no segundo lugar da fase de apuramento do troféu, uma espécie de Taça de Portugal.
O Santa Clara tem mais dois pontos do que o Académico de Viseu e se empatar, no dia 26 de Abril, nas Laranjeiras, em Ponta Delgada, com o “lanterna vermelha” Leixões, mesmo ganhando os viseenses ao Rio Ave, o apuramento fica assegurado a não ser que o Académico vença por uma diferença superior a 7 golos.
O Santa Clara começou mal o jogo com o Rio Ave. À passagem da meia hora perdia por 2-0, sofrendo os golos aos 9 e aos 33 minutos. Porém, numa reacção espectacular, o “capitão” Isaac Valença reduziu para 1-2 aos 35 minutos e o mesmo jogador, aos 43m, empatou a 2 golos.
O golo da vitória, muito comemorado pelos elementos da comitiva e de alguns adeptos na bancada, surgiu aos 86 minutos. Um passe de Jaime Júnior permitiu que Jean Salles se isolasse, batendo, em velocidade, os “centrais” da equipa do Rio Ave. À saída do guarda-redes, o avançado marcou o golo que pode dar a passagem à fase seguinte, onde defrontará, na primeira eliminatória, o sétimo classificado da fase de apuramento do campeão de Sub-23, neste momento o Estrela da Amadora.
Resultados da 13.ª e penúltima jornada: Leixões – Farense, 1-2; Mafra – Portimonense, 1-2; Sp. Braga – Ac. Viseu, 0-1 e Rio Ave – Santa Clara, 2-3.
Classificação: 1.º Sporitng de Braga (já apurado), 38 pontos; 2.º Santa Clara, 34; 3.º Académico de Viseu, 32; 4.º Farense, 24; 5.º Rio Ave, 21; 6.º Portimonense, 21; 7.º Mafra, 16 e 8.º Leixões, 14 pontos.