A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala hoje o nascimento de Antero de Quental com uma cerimónia evocativa, onde vão participar alunos de três escolas do concelho.
A celebração, que terá lugar no Jardim Antero de Quental pelas 11h, vai contar com várias declamações de sonetos do poeta proporcionados pelos alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, Escola Secundária Antero de Quental e Colégio do Castanheiro. A Banda Filarmónica Harmonia Mosteirense também vai marcar presença no evento.
Ainda no Dia Municipal de Antero de Quental será feita a deposição de uma coroa de flores junto ao busto com o seu nome, enquadrada num minuto de silêncio em homenagem ao trabalho e vida deste escritor, poeta e filosofo micaelense que marcou e continua a marcar a história e literatura portuguesa.
No final da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, irá proferir umas breves palavras sobre a grandiosidade dos seus feitos.
Esta data marca o 182º aniversário de Antero de Quental, que em 1842 fez de Ponta Delgada o seu berço e inspiração.
Considerado por muitos um líder intelectual do Realismo em Portugal, dedicou-se toda a vida à reflexão dos grandes problemas filosóficos e sociais de seu tempo. Desde cedo procurou contribuir para a implantação das ideias vanguardistas, procurando sempre a modernidade.