A equipa de Sub-19 do Santa Clara, SAD, ao empatar (1-1), ontem, de manhã, em Nandufe, Tondela, com o CD Tondela, SAD, ficou mais distante de terminar a segunda fase da zona Sul da Segunda Divisão de futebol num dos três primeiros lugares que dão acesso à Primeira Divisão.
O jogo estava em atraso da 7.ª jornada. Não foi realizado a 6 de Abril porque o voo que deveria transportar a equipa de Ponta Delgada não se realizou em consequência do mau tempo nos Açores.
A duas jornadas do fim, a equipa “encarnada” tem 9 pontos, menos 4 do que o duo de segundos classificados (Mafra e Tondela) e menos 5 pontos do que o líder Casa Pia.
A hipótese, embora remota, de o Santa Clara ainda se qualificar recai na prioridade de vencer o Quarteirense em casa, já neste Sábado, e o Casa Pia, fora, e esperar que duas de quatro equipas que estão à sua frente – junta-se o Real SC – não vencem nenhum dos dois desafios. Um cenário não impossível, mas com um grau de percentagem reduzido.
Se a formação de Tondela conquistasse os três pontos isolava-se no primeiro lugar e ficava mais perto da Primeira Divisão, o principal desiderato do projecto do clube com as 19 aquisições no início desta época.
A primeira parte foi equilibrada, sem grandes ocasiões de golo, com um futebol melhor jogado do que na segunda parte.
O golo do Tondela surgiu aos 43 minutos, por Salvador Lourenço, que aproveitou uma bola cortada pela defesa do Santa Clara para, após retirar um contrário, rematar com êxito.
O conjunto açoriano foi mais pressionante na segunda parte, com mais energia atacante, mas encontrou um opositor a deixar passar o tempo com demoras nas reposições da bola em jogo, a simular lesões, quase que abdicando de ter a baliza contrária como prioridade.
O jogo tornou-se feio e trapalhão, com bolas disputadas nas alturas e pontapés sem nexo no esférico. Protestos de elementos de ambos os bancos de suplentes que culminaram em expulsões e um árbitro atordoado acompanharam 55 minutos sem interesse futebolístico.
O Santa Clara ganhou muitos cantos porque esteve sempre mais perto da baliza do seguro guardião do Tondela e pelo meio sempre teve uma ou outra situação de mais perigo.
Devido às muitas interrupções o árbitro Pedro Faceira (AF Vila Real) prolongou o jogo por 10 minutos. Ao nono minuto e na sequência de três pontapés de canto seguidos (já com o guarda redes João Afonso na área contrária), o Santa Clara empatou. William Cristóvão (segundo golo seguido), recebeu um desvio e com o pé esquerdo rematou para o golo.
Não houve tempo para mais nada, a não ser a desilusão dos jovens “encarnados” por compreenderem ser muito difícil atingir a Primeira Divisão.
A classificação após 8 jornadas completas: 1.º Casa Pia, 14 pontos; 2.ºs Mafra e Tondela, 13; 4.º Real SC, 11; 5.º Santa Clara, 9 e 6.º Quarteirense, 6 pontos.