Edit Template

Associação das Comemorações do 25 de Abril em Ponta Delgada pede “reflexão” aos partidos e melhor transmissão das dificuldades que a sociedade tinha antes da revolução

A Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril em Ponta Delgada apresentou um programa “mais alargado” das comemorações deste ano do 25 de Abril, que se assinalará o 50.º aniversário, e onde foi pedido “reflexão” aos partidos.
Nas Portas da Cidade, numa conferência de imprensa, o porta-voz da Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril em Ponta Delgada, Filipe Cordeiro, explicou que a mensagem importante deste ano é a “luta pela democracia”.
“A mensagem importante é a luta pela democracia, é a luta para que, efectivamente, os partidos políticos fazerem uma grande reflexão porque se existe partidos que querem destruir a democracia, e populares que querem trazer políticas de benefícios para poucos e malefícios para muitos, há que ver e exigisse uma reflexão profunda dos partidos em geral e muito particular dos que estiveram no arco do poder para poderem perceber o que falhou nas suas políticas para chegarmos onde estamos neste momento 50 anos depois do 25 de Abril”, explicou aos jornalistas.

“As políticas sociais e
económicas falharam”

O porta-voz da Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril em Ponta Delgada, explicou os motivos para “o falhanço das políticas sociais e económicas”: “as políticas sociais e económicas falharam porque os partidos que ficaram na governação durante esses quatro anos, conseguiram fazer uma coisa bastante significativa pela negativa, que é chegarmos aos 50 anos do 25 de Abril e termos uma luta para defendermos a democracia.”
Sobre a situação actual dos portugueses, Filipe Cordeiro lamenta que não há uma “política-pública que permita que os lucros dos bancos possam vir aliviar a situação dos portugueses que estão a pagar juros imensos pelos decretos de habitação”, lembrando que houve “4 mil milhões de euros de lucro no sector bancário em 2023” e pediu que haja uma distribuição de riqueza que abrange “os que mais necessitam” porque “a pobreza está a aumentar significativamente”.

“A juventude têm de perceber
as dificuldades que as pessoas
tinham antes do 25 de Abril”

O porta-voz da Associação Promotora das Comemorações do 25 de Abril em Ponta Delgada afirma que a sua geração falhou na transmissão de mensagem aos mais novos, porque acredita que “deveria ter sido criada políticas de educação para as pessoas perceberem o que é que era o antes do 25 de Abril”.
“O que falhou na minha geração – e eu sou de uma geração que estava a terminar uma comissão no ultramar quando se deu o 25 de Abril, e vivi um pouquinho esta situação? Falhou na educação, criar políticas de educação que levassem as pessoas a perceberem o que é que era o antes para terem uma dimensão do que é o agora, porque ao não perceber o que era o antes do 25 de Abril, as dificuldades que as pessoas tinham e tiveram de ir muitas delas para a clandestinidade para defenderem ideais e princípios sociais, sem ver esta pedagogia do 25 de Abril, falhou completamente na educação esta ideia de transmitir. As pessoas que têm neste momento 50 anos não viveram nada do que foi o antes do 25 de Abril”, realçou na conferência de imprensa.
Filipe Cordeiro acredita que a juventude “tem de se impor” porque “vai ter nas suas mãos a decisão de mudar as situações no planeta”, pedindo, ainda, que as pessoas façam uma “autoanálise” quando veem conteúdos nas redes sociais, porque “circula lá muita mentira”.
A Associação conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, do Governo Regional, de Juntas de Freguesia, de organizações sindicais e partidárias, do Conservatório Regional e da Biblioteca Pública.

Filipe Torres

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores