O atleta madeirense foi o mais rápido no sprint que ditou o vencedor da 1.ª prova da Taça SKODA JH Ornelas em ciclismo de estrada.
O forte vento que se fazia sentir na estrada, condicionou muito a forma como se desenrolou a prova de abertura desta competição, com as equipas a optarem por uma estratégia mais cautelosa. O pelotão, comandado na maior parte do tempo pelos homens da Pedro Miguel Dinâmica, rodou praticamente compacto até subida das Feteiras.
Nessa subida, Romeu Sousa abriu as hostilidades, atacando e levando na sua roda o madeirense Mário Moniz. O duo foi ganhando metros de avanço sobre os seus rivais, que nunca encetaram uma perseguição verdadeiramente organizada. Na dificuldade seguinte, a subida da Covoada, a diferença para o pelotão continuou a aumentar e percebeu-se que a vitória seria discutida entre os dois. Romeu Sousa assumiu a maior parte das despesas na frente da corrida e por diversas tentou evitar deixar a discussão da corrida para o sprint final, mas Moniz defendeu-se bem, tendo depois levado a melhor sobre a linha de meta.
O pelotão chegava pouco depois, tendo Ricardo Rodrigues sido o mais rápido do grupo, fechando o pódio desta prova de abertura.
Em termos colectivos a vitória coube à Pedro Miguel Dinâmica / Núcleo Sporting de São Miguel, com segundo lugar a ficar para a Bike Mais e o terceiro lugar para a Ribeirinha Activa.
Nas restantes classificações em disputa, vitória em Femininos para Andrea Costa, seguida de Elisabete Costa. Em Sub-19 Masculinos, vitória para João Bertoldo.