Edit Template

A evolução do vulcão das Sete Cidades em Dia dos Monumentos e Sítios

Celebrando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) realizou no dia 18 de Abril uma acção de divulgação científica no Miradouro da Vista do Rei nas Sete Cidades.
Intitulada “Um Olhar Real na Vista do Rei” esta actividade teve como objectivo desvendar o Vulcão das Sete Cidades para além da Vista do Rei e interpretar o vulcanismo e geologia que são a base de uma das paisagens mais emblemáticas da ilha de São Miguel.
No miradouro da Vista do Rei, os técnicos do OVGA, Nuno Pereira, Carolina Rodrigues e Miguel Simas, deram a conhecer aos presentes no local, as diferentes fases de formação do Vulcão das Sete Cidades, incluindo a formação da caldeira de colapso, e a diversidade de materiais vulcânicos produzidos.
Pretendeu-se com esta actividade valorizar este local emblemático da ilha de S. Miguel, alertando para a necessidade de o conhecer para o preservar. Apesar das condições atmosféricas não serem muito favoráveis, foram muitas as pessoas que participaram nesta acção, enaltecendo o facto das explicações dadas serem essenciais na interpretação da paisagem.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.
A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Edit Template
Notícias Recentes
Homem detido na Povoação por violência doméstica fica proibido de contactar a vítima e é vigiado eletronicamente
Faltam médicos de família nos Açores para garantir a cobertura total a utentes
Direcção do Clube União Micaelense diz que a atitude de atribuir o complexo desportivo do Lajedo a uma entidade privada “evidencia falta de rumo estratégico” do Governo dos Açores
José Manuel Bolieiro distinguido com Chave de Ouro do Município de Velas
Pedro Nascimento Cabral afirma que o legado do 25 de Abril tem de “continuar a servir de referência” à sociedade
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores