Reforçando “a necessidade de sinalização de toda e qualquer negligência, bem como a de prevenção de maus-tratos”, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ponta Delgada vai promover, pelas 9h30 do próximo dia 30 de Abril uma caminhada, desde as Portas da Cidade, até às Portas do Mar, onde, por fim, será realizado um laço humano, com a colaboração de todos os que se queiram juntar a esta actividade. Abril é o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e é “um período de excelência” da palavra ‘Liverdade’.
Em 1989, surgiu, nos Estados Unidos da América, o Movimento do Laço Azul. Esta iniciativa resultou num movimento que alcançou destaque a nível mundial, tornando-se o azul na cor símbolo de alerta para a luta contra a negligência e o abuso infantil. “Foi um despertar na consciência individual de cada cidadão para a urgente necessidade de proteger as crianças de maus-tratos, através da prevenção, promoção e protecção dos seus superiores interesses.”
“Serei o que me deres, que seja Amor”, é o slogan anual da campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens.