Edit Template

Governo continua a adiar novo Plano de Ordenamento Turístico, com prejuízo para os açorianos, diz o PS/A

Marlene Damião realçou, Quinta-feira, na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa Regional, que o Governo Regional “não é claro quanto à data de apresentação do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA)”, um “documento fundamental para o desenvolvimento da actividade turística na Região”, ao qual o Governo Regional do PSD/CDS/PPM “nunca deu grande importância”. A deputada socialista questionou a Secretária Regional com a tutela do Turismo, Berta Cabral, acerca do assunto, frisando que “já passaram dois anos desde que o Governo Regional apresentou a sua proposta de POTRAA”, que depois “retirou à pressa”.
“A proposta de POTRAA do Governo Regional da coligação tinha erros e omissões, tinha dados desactualizados, mas tudo isso se corrige. E o que verificamos é que, passados dois anos, este Governo PSD/CDS/PPM nada tem para apresentar”, realçou a deputada socialista.
O documento foi criado por Governos Regionais do PS com o intuito de desenvolver o sector turístico dos Açores de forma equilibrada, tendo o Governo PSD/CDS/PPM entregue uma proposta na Assembleia Regional, sem proceder à sua actualização e sem promover novas sessões públicas de esclarecimento, o que suscitou muitas dúvidas junto dos parceiros sociais e agentes do sector. Marlene Damião frisou que a elaboração de um novo POTRAA “está plasmada no Programa deste Governo Regional”, mas lamentou não ter obtido uma resposta clara por parte da Secretária Regional Berta Cabral e lembrou que, após a apresentação deste documento no Parlamento dos Açores, este “terá de ser analisado e debatido pelos deputados”, pelo que “é necessária alguma margem temporal para que um novo POTRAA venha a ser aprovado ainda nesta legislatura”. A parlamentar do PS rejeitou os argumentos avançados por Berta Cabral de que o Governo optou priorizar a actualização do Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA) e frisou que “isso não deve servir de desculpa”, porque “o mais recente PEMTA não difere muito do anterior”.
Marlene Damião considerou que o Turismo dos Açores “precisa de um POTRAA realista, útil, funcional, em vigor”, que permita “planear, com rigor, o desenvolvimento do sector do turismo na nossa Região”, algo que o Governo do PSD/CDS/PPM tem “descurado”.
“O desenvolvimento turístico promovido pelos governos regionais do PS sempre se alicerçou na sustentabilidade, conjugando as dimensões ambiental, económica, social e cultural, permitindo que este sector na Região se constituísse, ao longo dos anos, como um dos nossos motores do desenvolvimento económico,” disse.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores