Edit Template

Nossa Senhora da Paz, em Vila Franca, poderá ser o primeiro santuário mariano de São Miguel

O Conselho Presbiteral acaba de aprovar por “unanimidade” a proposta do Conselho Pastoral de Vila Franca do Campo de elevação da Ermida de Nossa Senhora da Paz a Santuário Diocesano, cabendo agora ao bispo diocesano a palavra final sobre a sua criação.
“Trata-se de uma decisão muito esperada pela nossa gente e haver agora esta proposta tão concreta, aprovada num tempo em que é tão importante e premente rezar pela paz, naturalmente que nos deixa muito contentes” refere o ouvidor de Vila Franca do Campo, padre José Alfredo Borges.
“A Vila está de parabéns. Estamos todos juntos neste processo, que tem sido muito sinodal e é com muita esperança que encaramos a elevação da Ermida de Nossa Senhora da Paz a Santuário Diocesano”, refere ainda o sacerdote sublinhando que a “paz é um dom e um estado de vida” que deve “ser rezado sempre”.
“Sentimos que estamos todos de mãos dadas para a partir deste lugar erguemos a oração à Senhora da Paz”, conclui o sacerdote.
A ser criado, o Santuário de Nossa Senhora da Paz será o primeiro santuário diocesano na ilha de São Miguel.
Há muito que a comunidade da ouvidoria de Vila Franca do Campo reclama esta elevação, tendo chegado a pedir que ela se concretizasse no ano do centenário das aparições de Fátima em 2017. Este lugar, que é visitado por muitos turistas e peregrinos, foi um dos centros de peregrinação no ano do Jubileu de 2000, de devoção mariana nas romarias, de indulgências no ano paulino e de tradição da religiosidade popular.
A Ermida de Nossa Senhora da Paz foi construída em 1764, mas remonta a um templo mais primitivo, erguido possivelmente no século XVI, no local onde um pastor terá encontrado uma imagem da Virgem numa gruta. O actual templo, erguido sobre o anterior, data do século XVIII, tem a particularidade de o acesso ser feito por uma escadaria de 100 degraus, cujos patamares representam os mistérios “gozosos e dolorosos”, correspondendo no seu conjunto a dois terços do rosário.
O templo encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Governo Regional dos Açores desde 1991.
A Diocese tem cinco santuários diocesanos: três cristológicos- Senhor Santo Cristo (Ponta Delgada), Senhor Bom Jesus Milagroso (Pico) e Senhor Santo Cristo da Caldeira (Fajã do Santo Cristo, São Jorge) – e dois marianos- Nossa Senhora da Conceição (Angra) e Nossa Senhora dos Milagres (Serreta, Terceira).

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores