Na rua que homenageia o Poeta Oliveira San Bento, Bloco D, rés-do-chão esquerdo,
na Ribeira Grande, surge o Take Away SÓ Grelhados a carvão.
Vitoriano Farias, de 50 anos de idade é empresário, por conta própria há 27 anos, ou seja, desde os seus 23 anos. “Estive sempre na área da restauração, cheguei a ter uma gelateria, mas agora tenho dois espaços take Away.
Nem mais, o Take Away SÓ Grelhados está na Lagoa há 19 anos e na Ribeira Grande, este há quatro anos (No dia 24 de Abril fará cinco anos).
No Take Away SÓ Grelhados podemos constatar que a ementa é variada, onde ali também há pratos do dia.
Tal como nome indica (Take Away), refeições para levar, na Quarta-feira, a sopa do dia foi creme de tomate. Já no que toca aos pratos do dia, que disponibilizam à dose, destaca-se o Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau com Natas, Costeleta Assada, Arroz de Frango e Filetes de Pescada.
Em destaque estava também o Frango, Bifes de Frango, Entrecosto, Entremeada, Pimentão Recheado, Enchidos, Febras e Espetadas.
Os clientes já sabem: podem telefonar e encomendar, ou deslocando-se ao estabelecimento vêm as opções, para depois consumir noutro local.
Vitoriano Farias releva, que “as opções são muitas”, mas o frango grelhado lidera as preferências dos consumidores.
Segredo? “Amor e paixão”, foi a resposta, mas ao nível dos molhos, “com picante ou sem picante, o cliente escolhe”, acrescenta.
O dia começa cedo…
Na Quarta-feira, Vitorino Farias grelhava frango, entrecosto e espetadas e, assim começava o dia para corresponder aos pedidos dos clientes.
Num dos expositores sobressaiam os enchidos grelhados no carvão, entre eles, salsichas, morcela, farinheira e alheira, mas também o pimentão recheado.
Os grelhados a carvão conferem um sabor delicioso aos alimentos e uma excelente experiência sensorial dos sentidos, sobressaindo, por exemplo, o cheiro da fumaça que impregna os alimentos com um sabor defumado, sem esquecer o calor directo intenso, que ajuda a selar os sucos naturais dos alimentos, criando uma crosta saborosa na superfície.
Vitoriano Farias nasceu em Ponta Delgada, mais concretamente na freguesia de São Pedro, mas depois foi morar com os pais para a Lagoa, encontrando-se agora a trabalhar no Take Away SÓ Grelhados na Ribeira Grande, enquanto a sua mulher toma conta do estabelecimento com o mesmo nome na Lagoa.
Todos os dias, Vitoriano Farias começa a trabalhar a partir das 09h00, mas o estabelecimento funciona, de Segunda-feira a Sábado, das 10h45 às 14h30 e das 16h40 às 21h00. Ao Domingo, das 10h30 às 14h30. Segunda-feira é dia de descanso.
Entregas ao domicílio e um colaborador para contratar
O Take Away SÓ Grelhados faz também, entregas ao domicílio, e na Ribeira Grande tem funcionado com seis colaboradores e sete na Lagoa.
Por estes dias, o Take Away SÓ Grelhados necessita de contratar, pelo menos, mais um colaborador, mas as tentativas têm saído frustradas. “Os candidatos enviam os currículos, mas depois não aparecem às entrevistas e outras aparecem às entrevistas, mas depois dizem que os horários não lhes convêm”, lamenta.
“O mercado com mais oportunidade de emprego é a área da restauração, mas as pessoas querem um modo de vida diferente, porque querem ter mais tempo para si e para a família”, justifica, validando, que se calhar vai ser obrigado “a recrutar mão-de-obra estrangeira”, e não foi há muito tempo que recebeu um e-mail, de uma instituição pública, que representa o sector da hotelaria, que questionava, se estaria interessado em aceitar colaboradores de outras nacionalidades.
“Sinceramente, gostaria de contratar um colaborador local, mas se não tiver outra opção e se não houver barreiras linguísticas, veremos as opções”.
Na área da restauração “exige-se competências ao nível da responsabilidade, ser uma pessoa assídua e que saiba lidar com o público e com todas as alterações, que hoje em dia o mercado tem também ao nível da segurança alimentar”.
Potencial crescimento do sector
do turismo
“O potencial crescimento do sector do turismo foi um dos motivos de termos vindo para a Ribeira Grande”. Questionado, se está a corresponder às expectativas, respondeu positivamente. “Sim, embora tenhamos apanhado a pandemia da Covid-19, o negócio está a correr dentro da normalidade, como seria espectável”.
Sobre o futuro, diz que “é aguentar até poder, porque esta não é uma vida fácil, bem antes pelo contrário”.
O casal tem uma filha, licenciada, que tem seguido o seu trajecto laboral, enquanto a mulher toma conta do estabelecimento na Lagoa e Vitoriano Farias gere o Take Away SÓ Grelhados na Ribeira Grande.
Marco Sousa