Meus Queridos! Os municípios de São Miguel reuniram-se para determinar a aplicação da taxa turística a quem visitar e pernoitar na Ilha de São Miguel. Cá por mim, faz todo o sentido aplicar essa taxa para ajudar a conservar o que vai precisar de conservação devido ao desgaste que o turismo tem, pese embora as vantagens que tem para a economia… Já que falo de turismo, é preciso que os governantes tenham noção do impacto que o turismo tem no sistema rodoviário que está a ficar saturado e todos fingem não ver ou sentir… porque essa é a politica que convém aplicar… A minha amiga Gertrudes diz que o Governo faz estudos a esmo de matérias destinadas, depois, apenas para investigadores e afins, já que não se tem visto… qualquer estudo de jeito quanto ao impacto do turismo nas ilhas e quais as medidas de mitigação para corrigir esse impacto… e que são indispensáveis para não matar “ a galinha dos ovos d’ouro”… A Associação de Municípios da Ilha de S. Miguel (AMISM) reuniu para decidir a aplicação da taxa turística este Verão em todos os municípios micaelenses, depois das câmaras municipais já terem elaborado os regulamentos para aplicação da taxa que seria a partir do mês de Julho, mas, depois, a sua aplicação passou para ser feita a partir de Janeiro do próximo ano. A taxa a aplicar deverá ser de dois euros por noite aos turistas vindos do exterior, não se aplicando a residentes ou a quem se desloque por motivo de doença.
Ricos! Fiquei muito satisfeita com a notícia provinda da 47ª Sessão Plenária do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra, que decorreu nos em Angra do Heroísmo, a qual deu parecer favorável para a elevação a Santuário Diocesano da Ermida de Nossa Senhora da Paz em Vila Franca. É, de facto, uma boa decisão para os vilafranquenses, assim como para todos os católicos que naquele espaço têm um refugio para a meditação, assim como para a oração em tempos difíceis. Daqui envio em nome do Jornal que tão generosamente me acolhe no seu seio, assim como no nome do Director Adjunto, o meu querido amigo Santos Narciso, que tanto se empenhou para que a Ermida da Senhora da Paz fosse elevada a Santuário. Parabéns aos membros do Conselho Presbiteral e ao Senhor Bispo D. Aramando Esteves Domingues pela elevação da Ermida de Nossa Senhora da Paz a Santuário.
Meus Queridos! E já que estamos a falar de medidas que envolvem fé e esperança, que está a escassear mas que renasce quando não temos mais a quem implorar nas alturas difíceis da vida, veio-me à lembrança o processo de beatificação da Madre Teresa da Anunciada que está encalhado em qualquer sitio, apesar de inúmeras promessas que tem havido ao longo do tempo sobre a conclusão do processo a enviar ao Vaticano…. Daqui lanço um desafio ao meu querido e amigo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cónego Manuel Carlos Sousa Alves assim como ao senhor Bispo D. Armando, para que seja retomado o processo de canonização daquela que continua a ser responsável pela fé que junta milhares nas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a quem na hora da aflição milhares têm recorrido e que os leva depois a cumprir a promessa da graça que conseguiram obter.
Meus Queridos! A minha amiga Gertrudes telefonou-me perguntando qual era a minha opinião sobre a notícia que foi tornada pública em toda a comunicação social sobre o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, que analisou o recurso do Ministério Público, assim como dos arguidos da “Operação Influencer” que, como se sabe, levou ao derrube do ex- Primeiro ministro António Costa e consequentemente depois à convocação de eleições gerais… explicando o assunto, o Ministério Publico tinha interposto o recurso por ter discordado, da decisão tomada pelo Juiz de Instrução quanto às medidas de coacção que foram aplicadas aos arguidos,…. Que por sua vez discordavam da acusação do MP e por isso recorreram também… Agora, o Tribunal da Relação de Lisboa, e bem, tornou público o acórdão, depois de estudado o enquadramento legal em que alega que “não há qualquer indício” de que o dito arguido Lacerda Machado, que era amigo de António Costa … tenha falado com o Primeiro-ministro, sobre o projecto do centro de dados em Sines, e de uma assentada transforma ‘em cinzas’ o processo que foi baptizado de “Operação Influencer”… Meus queridos, eu não sou mulher de me meter nessas coisas da justiça, mas pelos vistos, o que fez o Ministério Público, usando os poderes que lhe assiste, padece de falta de consistência…. a avaliar pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, em que os Juízes Desembargadores consideram que aquilo que o Ministério Público refere como sendo uma alegada prevaricação de António Costa, é apenas o exercício do poder legislativo e executivo. E, para isso, citam os princípios legais dos ‘barões do direito’, como Diogo Freitas do Amaral, Sérvulo Correia, Marcelo Caetano e… Marcelo Rebelo de Sousa… para concluírem que a “função legislativa corporiza as opções vencedoras e a função administrativa dá-lhes execução” e que dessa forma não há lugar ao tipo legal de prevaricação” tal como pretendia o MP. Assim sendo, a Relação de Lisboa considera, tal como o juiz de instrução tinha considerado… que o crime de prevaricação não pode ser imputado a estes factos o que servirá também para “matar” as suspeitas do mesmo crime que o DCIAP imputa a António Costa. Ora, perante os factos, eu que não sou mulher de me meter nessas coisas da justiça…mas a minha amiga Gertrudes diz que é preciso estar de olho bem aberto para que o MP não se transforme numa “república da justiça”!
Ricos! Ainda falando do processo que levou à queda do Governo e de António Costa, o meu rico Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que é um exímio nadador mesmo em águas movediças, não esteve com meias medidas e quando os jornalistas de serviço lhe perguntaram porque é que o Presidente não demite a Procuradora Geral da República que se mantém “queda e muda”… O Presidente Marcelo, no seu estilo de comentador presidencial… de imediato lançou para o Governo o encargo ou iniciativa de propor, eventualmente, o fim de funções da Procuradora-geral da República, porque é o Governo que propõe a nomeação e por isso… é ele que pode propor também a demissão… Acrescentando que o mandato de Lucília Gago termina em Outubro… e o Governo, no caso, nem o anterior nem o actual,… mostraram a intenção de propor o termo das funções da Senhora Procuradora”… A minha amiga Gertrudes diz que o Presidente Marcelo usou o principio que Pilatos usou… quando fez a entrega de Jesus ao povo que depois o levou à crucifixação…
Ricos! Nesse vendaval a que assistimos na semana que terminou, além do que foi dito e redito na Comunicação Social… Marcelo Rebelo de Sousa, fechou o ramalhete falando dos mais recentes desenvolvimentos da Operação Influencer, e, na altura lá deixou um “ovo” ao reiterar que considera “estar mais provável ou mais próxima a hipótese” de o anterior Primeiro-ministro, António Costa, vir a presidir ao Conselho Europeu depois das eleições do dia 9 de Junho. Interrogado se não se arrepende de ter feito essa afirmação, respondeu: “Não, não, não. Pelo contrário, acho que disse aquilo que todos os portugueses sentiram”…. Mais uma vez o Presidente meteu-se num enredo cujo fim não se sabe qual será, e dá a impressão que Marcelo está carente das selfies e dos beijinhos dos primeiros anos de Presidente…. A minha prima Maria da Praia diz que o Presidente Marcelo está a ficar como uma moça bonita da Terceira chamada Álvina… que ia a todas as touradas na ilha, onde confraternizava com muita gente, mas que apesar de ser uma bonita mulher, quando chegou a hora de arranjar um noivo, não houve candidato que se atrevesse…. Mais tarde quando tudo se encaminhou para que Álvina ficasse solteira, perguntavam qual era a razão….e a resposta era… Álvina está muito vista! É o que pode acontecer a quem aparece muito a falar de tudo e de nada!
Ricos! Ainda no rescaldo do “furacão” que causou a decisão do Tribunal da Relação sobre a “Operação Influencer”, a minha amiga Inácia, que vive no Porto, mandou-me o texto que Rui Rio ex-Presidente do PSD publicou na sua rede social no qual sustenta que a decisão do Tribunal da Relação quanto ao recurso do Ministério Público é uma humilhação para o país e também para a instituição que é liderada por Lucília Gago. Rio prossegue dizendo que “Um tribunal superior a humilhar um Ministério Público, que, ao funcionar assim, envergonha o país e agride a democracia e a separação de poderes”. Rui Rio adianta na rede social X que o acórdão da Relação indica não existirem indícios fortes de tráfico de influências contra os arguidos… e lança ainda uma pergunta ao Presidente da República dizendo: “Continuará o Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] a não se arrepender de não ter querido fazer a reforma da Justiça e antes orientar as suas decisões pela PGR que temos?”, questiona.