O antigo Gimnodesportivo, denominado Pavilhão Sidónio Serpa, comemorou este domingo 50 anos de existência, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, que marcou presença na cerimónia, sublinhou tratar-se da mais importante infra-estrutura desportiva do desporto açoriano.
“Este pavilhão é situado em Ponta Delgada, mas desde o seu início, serviu a ilha, os Açores e Portugal. Portanto, eu arrisco dizer que é provavelmente a infra-estrutura com maior História e mais importante do desporto regional”, salientou o autarca.
Pedro Furtado falava após descerrar a placa comemorativa da efeméride em conjunto com a Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro.
Aproveitando também a proximidade da celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de abril, o Vice-Presidente do Município defendeu que o Pavilhão Sidónio Serpa também “trouxe democracia ao desporto açoriano” ao assegurar melhores condições para a prática desportiva no arquipélago.
O autarca destacou, ainda a propósito, o cariz “multifuncional” com que o pavilhão foi concebido, garantindo também a introdução e valorização de “muitas modalidades” como o futebol salão, o hóquei em patins, o vólei, o basquetebol e a patinagem. Pedro Furtado quis, por isso, deixar a sua homenagem a todos os dirigentes, treinadores e atletas que, ao longo das últimas cinco décadas, passaram pelo Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa e prestigiaram o desporto açoriano.
Nesse seguimento, o Vice-Presidente do Município lembrou os investimentos que a autarquia fez para aliviar a carga de jogos e treinos no pavilhão Sidónio Serpa, construindo mais um pavilhão municipal no concelho de Ponta Delgada.
A terminar, o autarca sublinhou que o município pretende continuar a investir na melhoria dos equipamentos desportivos municipais e enfatizou a importância das entidades públicas e desportivas manterem um espírito de parceria, ou não fosse esse o maior garante do desenvolvimento do desporto nos Açores.
“Temos que trabalhar sempre em parceria. Esta foi também uma oportunidade que o 25 de abril também nos deixou: a de sermos solidários, participantes, parceiros, servindo o público e o povo que aguarda investimentos de qualidade e justos para o desporto açoriano”, concluiu.
O pavilhão Sidónio Serpa foi inaugurado a 21 de Abril de 1974 e acolhe eventos desportivos regionais, nacionais e internacionais, com foco no hóquei em patins, patinagem artística e basquetebol.
Sidónio Serpa foi um ilustre desportista local, que se notabilizou pelo seu ecletismo, mas também pelo particular desempenho no Hóquei em Patins. É considerado um símbolo do desporto nacional, tendo sido agraciado com a medalha de Mérito Desportivo. Faleceu em 1991.