Edit Template

Pavilhão Sidónio Serpa em Ponta Delgada“é o mais importante da história do desporto regional”, diz o vereador Pedro Furtado

O antigo Gimnodesportivo, denominado Pavilhão Sidónio Serpa, comemorou este domingo 50 anos de existência, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, que marcou presença na cerimónia, sublinhou tratar-se da mais importante infra-estrutura desportiva do desporto açoriano.
“Este pavilhão é situado em Ponta Delgada, mas desde o seu início, serviu a ilha, os Açores e Portugal. Portanto, eu arrisco dizer que é provavelmente a infra-estrutura com maior História e mais importante do desporto regional”, salientou o autarca.
Pedro Furtado falava após descerrar a placa comemorativa da efeméride em conjunto com a Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro.

Aproveitando também a proximidade da celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de abril, o Vice-Presidente do Município defendeu que o Pavilhão Sidónio Serpa também “trouxe democracia ao desporto açoriano” ao assegurar melhores condições para a prática desportiva no arquipélago.
O autarca destacou, ainda a propósito, o cariz “multifuncional” com que o pavilhão foi concebido, garantindo também a introdução e valorização de “muitas modalidades” como o futebol salão, o hóquei em patins, o vólei, o basquetebol e a patinagem. Pedro Furtado quis, por isso, deixar a sua homenagem a todos os dirigentes, treinadores e atletas que, ao longo das últimas cinco décadas, passaram pelo Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa e prestigiaram o desporto açoriano.
Nesse seguimento, o Vice-Presidente do Município lembrou os investimentos que a autarquia fez para aliviar a carga de jogos e treinos no pavilhão Sidónio Serpa, construindo mais um pavilhão municipal no concelho de Ponta Delgada.
A terminar, o autarca sublinhou que o município pretende continuar a investir na melhoria dos equipamentos desportivos municipais e enfatizou a importância das entidades públicas e desportivas manterem um espírito de parceria, ou não fosse esse o maior garante do desenvolvimento do desporto nos Açores.
“Temos que trabalhar sempre em parceria. Esta foi também uma oportunidade que o 25 de abril também nos deixou: a de sermos solidários, participantes, parceiros, servindo o público e o povo que aguarda investimentos de qualidade e justos para o desporto açoriano”, concluiu.
O pavilhão Sidónio Serpa foi inaugurado a 21 de Abril de 1974 e acolhe eventos desportivos regionais, nacionais e internacionais, com foco no hóquei em patins, patinagem artística e basquetebol.
Sidónio Serpa foi um ilustre desportista local, que se notabilizou pelo seu ecletismo, mas também pelo particular desempenho no Hóquei em Patins. É considerado um símbolo do desporto nacional, tendo sido agraciado com a medalha de Mérito Desportivo. Faleceu em 1991.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores