Edit Template

Arnaldo Almeida: “Meu pai, José da Silva Almeida, foi mentor desta empresa e foi quem nos orientou para este negócio”

A Peixaria Almeida, na Ribeira Grande, está na Rua João Paulo II, proporcionando sempre
o melhor do nosso mar aos clientes, onde a venda de peixe fresco é o seu maior foco.

Arnaldo Almeida é um dos sócios gerentes da Peixaria Almeida, um dos filhos do proprietário, José da Silva Almeida.
O nosso entrevistado, de 43 anos de idade, começou por explicar à nossa reportagem, que “a Peixaria Almeida já funciona há mais de 30 anos”. O seu “pai sempre se dedicou à venda de pescado fresco”.
Arnaldo Almeida tem dois irmãos, Pedro e Nuno Almeida e todos eles trabalham na Peixaria Almeida.
A Peixaria Almeida trabalha com todo o tipo de peixe do mar dos Açores.
As actuais instalações, na Rua João Paulo II, sucedem-se às anteriores, situadas na Travessa da Rua da Praia, que ali deixou de existir em 2018.

Peixaria de gestão familiar

Fundada há 37 anos, esta peixaria de gestão familiar trabalha no ramo do peixe fresco, com atendimento ao público e com distribuição local, levando o bom peixe dos Açores às cozinhas dos clientes, hotéis e restaurantes.
Um desses restaurantes é o Restaurante Monte Verde, gerido por Luís Cardoso, mas também “restaurantes de outras ilhas, de Portugal continental e, claro, a maior parte daqui da ilha de São Miguel”, acrescentou.
De referir, que um dos maiores fornecedores da Peixaria Almeida é a Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, SA., mas também outras empresas com quem a Peixaria Almeida trabalha.
Arnaldo Almeida explica, que “o peixe é leiloado nas lotas, quase sempre à mesma hora” e que “a Peixaria Almeida tem compradores em quase todas as ilhas do arquipélago”.
A Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, SA., tem de lotas, em todas as ilhas dos Açores, em muitas delas, com rede de lotas e entrepostos, como acontece, por exemplo, com a ilha de São Miguel, com lota em Ponta Delgada e Rabo de Peixe e entreposto em frigorífico em Ponta Delgada.

O peixe chega e é logo vendido…

A qualidade do peixe da Peixaria Almeida é inquestionável, porque “temos muitos clientes e uma boa rotatividade do peixe, ou seja, chega está vendido e chega está vendido, porque não fica muito tempo na nossa peixaria”. Para além disso, o segredo é a alma do negócio, como se costuma dizer. “Temos as nossas arcas frigoríficas, o gelo e o pescado é vendido no mesmo dia, praticamente todo, por isso é que está sempre fresco”, relevou.
A Peixaria Almeida só trabalha com o mercado nacional, com clientes na Madeira, Lisboa, Porto e Algarve, mas também com clientes de algumas ilhas do Açores, como Santa Maria, Terceira e Flores.
Arnaldo Almeida confessou, que dos três irmãos é aquele que acorda mais tarde, mas mesmo assim o despertador toca antes das 07h00. O irmão mais velho, o Pedro Almeida, que faz a compra do pescado conjuntamente com o pai, já se levanta mais cedo, por volta das 04h40, e o Nuno Almeida, que se encarrega dos transportes acorda por volta das 05h30.
Arnaldo Almeida é o responsável por receber o pescado na Peixaria, depois de se confirmar os lotes fixa preços.
Ao todo, a Peixaria Almeida tem 14 dedicados colaboradores, entre eles, três sócios gerentes.

Expositor de 18 metros

Ao nível dos transportes, são sete as carrinhas que fazem a distribuição do pescado por toda a ilha, sendo que duas delas fazem o transporte das lotas.
Para além da extensa área de venda de peixe, com expositor em “L” de 18 metros, todos os dias bem preenchido, a Peixaria Almeida tem a sua própria máquina de fabrico de gelo e uma arca frigorífica de dimensões consideráveis para este tipo de negócio.
A Peixaria funciona de Segunda-feira a Sexta-feira, das 08h00 às 17h00 (sem interrupção para almoço), e ao Sábado, das 08h00 às 15h00. Feriados até às 12h00. Domingo é dia de descanso.
Fora da esfera do trabalho, Arnaldo Almeida joga na equipa dos veteranos do Sporting Clube Ideal e sempre, que se proporciona, faz ainda algumas caminhadas e não recusa os habituais convívios com os amigos.
A família está em primeiro lugar e o peixe nunca falta, principalmente na hora do almoço, todos os dias. “Fomos criados a lidar com o peixe e almoçamos sempre peixe todos os dias”.
Em termos de perspectivas para o futuro, “o principal objectivo é manter, o que já foi construído” nesta pequena/média empresa do concelho da Ribeira Grande. “Há seis anos, éramos seis colaboradores com um sócio gerente, mas passados seis anos já somos 14 colaboradores. Tínhamos três carrinhas, já temos nove, o que significa que este é um negócio em crescimento, mas é importante manter a calma, porque temos que nos adaptar às mudanças à medida que elas ocorrem”.
Arnaldo Almeida fez questão de frisar, que o seu pai, “José da Silva Almeida foi o mentor disto tudo, da Peixaria Almeida e foi quem nos orientou para este negócio. Tem 72 anos de idade, podia estar a fazer outras coisas, mas está sempre connosco para nos apoiar, todos os dias, graças a Deus”.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Turista espanhol deu quedaa fazer Canyoning no Nordestee foi transportado para o Hospital do Divino Espírito Santo
Dezenas de investigadores de todo o mundo estão na Universidade dos Açores a debater a Matéria Escura
Padre Pedro Lourenço apresenta momentos que constituem «obra de salvação realizada por Jesus»
Cooperativa União Agrícola promove até hoje o 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Empreitada da Estrada do Raminho avança na próxima semana com visto favorável do Tribunal de Contas, anuncia Berta Cabral
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores