Em duas jornadas e com vitórias ante dos dois primeiros classificados da Série 2 da Fase de Manutenção, o GD da Casa do Povo do Livramento passou de praticamente condenado à descida ao direito de sonhar com a permanência na Segunda Divisão nacional de futsal.
Depois do inesperado triunfo na ronda anterior sobre o líder invicto desta fase, o Modicus, de Gaia, a equipa treinada por Pedro Ramos, melhor entrosada com os reforços vindos em Janeiro, cometeu, na noite de Sábado, outra surpresa ao ganhar, por 6-4, ao Portimonense, que era o segundo classificado.
Com uma exibição portentosa frente a uma das melhores equipas do campeonato, vinda da Primeira Divisão, aos 4m Kaiky Brum marcou o 1-0 para a CP Livramento, fazendo, aos 7m, Armando Gonçalves, o 2-0. Lucas Mestre, no mesmo minuto, reduziu para 1-2, só que o jovem talentoso fajanense Rodrigo Branco, aos 18m, elevou para 3-1 e Kaiky Brum, aos 19m, fez o resultado da primeira parte, o 4-1.
Na segunda parte Pedro Senra (21m) marcou o 2-4, mas Adriano Gonçalves, aos 24m, voltou a colocar o marcador em 3 golos de diferença.
Os dois minutos finais foram frenéticos: 5-3, aos 38m e 5-4 aos 39m, ambos por Afonso Vieira, mas, a segundos do termo do jogo, Kaiky Brum estabeleceu o resultado final de 6-4, fazendo renascer as esperanças de manutenção aos campeões em título dos Açores.
A CP do Livramento tem de vencer na Póvoa de Varzim ao Póvoa Futsal, que ainda não pontuou, e ganhar ao Macedense por mais de 3 golos, aguardando que a equipa de Macedo de Cavaleiros não pontue nos três jogos em falta.
Resultados da 11.ª jornada: CP Livramento – Portimonense, 6-4; Venda Nova – Póvoa Futsal, 9-1; Amigos da Cerva – Macedense, 8-4 e Módicus – Boa Esperança, 2-5.
Classificação: 1.º Módicus, 27 pontos; 2.º Boa Esperança, 24; 3.º Portimonense, 22; 4.º Amigos da Cerva, 19; 5.º Venda Nova da Amadora, 18; 6.º Macedense, 12; 7.º CP Livramento, 9 e 8.º Póvoa Futsal, 0 pontos.
Lusitânia em segundo
Com a vitória no Funchal, por 6-4, sobre o Marítimo da Madeira, o Lusitânia passou a segundo classificado na fase de subida da Segunda à Primeira Divisão de futsal quando faltam três jornadas para o final.
O Barbarense foi a Fafe derrotar, por 4-3, o Nuno Álvares, estando a 7 pontos do segundo lugar, mas com um jogo a menos.
Classificação actual após 11 jornadas: 1.º Dínamo Sanjoanense, 25 pontos; 2.º Lusitânia, 22; 3.º Associação dos Moradores de Santo António dos Cavaleiros, 21; 4.º Burinhosa, 18; 5.ºs Barbarense (-1) e Nuno Álvares, 15; 7.º Marítimo da Madeira, (-1), 9 e 8.º Famalicão, 1 ponto.
Para a última jornada da primeira fase da Taça Nacional de Sub 19, o Barbarense perdeu em casa, por 8-2, com o Belenenses, vencedor da série G. O Internacional de Évora, com 6 pontos, passou também à segunda fase, ficando pelo caminho o campeão dos Açores do escalão júnior.
Taça de São Miguel
Resultados dos jogos realizados da 3.ª jornada da Taça de São Miguel de futsal sénior.
Série A: Santa Clara B – Achada FC, 4-7 e Fenais da Luz – UD Capitães do Atlântico, 4-9.
Classificação: 1.ºs Achada FC e UD Capitães do Atlântico, 7 pontos; 3.º Santa Clara B, 3 e 4.º GD Fenais da Luz, 0 pontos.
Série B: Santa Clara A – Fazenda SC, 11-3 e Mira Mar – CP Livramento, adiado para amanhã, às 20h30, na Povoação.
Classificação: 1.ºs CP Livramento (-1) e Santa Clara A, 6 pontos; 3.º Fazenda SC, 3 e 4.º Mira Mar (-1), 0 pontos.
Série C: Atalhada FC – AA U. Açores, 10-0 e CD Vera Cruz – Remédios SC, 3-9.
Classificação: 1.º Atalhada FC, 9 pontos; 2.º Remédios SC, 6; 3.º CD Vera Cruz, 3 e 4.º AA Universidade dos Açores, 0 pontos.
CP Livramento eliminada
A equipa feminina de Sub-19 do GD da Casa do Povo do Livramento foi eliminada de prosseguir no campeonato, inserida na fase final nacional/inter-distrital de futsal.
Quando nada fazia prever, face aos resultados obtidos nos pavilhões adversários, as jovens atletas baquearam nos momentos decisivos.
A derrota na noite de Sábado, no seu pavilhão, por 3-2, com o Alenquer RC, fez sucumbir a hipótese de terminar a série Sul em primeiro lugar. O empate era suficiente, por ficar em vantagem e até por ter um saldo positivo de 53 golos entre os marcados e os sofridos, contra 30 do opositor.
Aos 9 minutos o Alenquer ganhava por 2-0, tendo na segunda parte, no espaço de 2 minutos, Matilde Ferreira e Beatriz Tavares igualado a 2 golos. O tento de Jessica Reis, aos 34m, deitou tudo a perder.
A outra surpreendente derrota em casa foi com o Leões do Porto Salvo (5-6), quando havia ganho por 8-2 na primeira volta e em casa do Alenquer o triunfo cifrou-se em 5-1.
Custa muito ver uma época terminar assim…
O CD Santa Clara está também em risco de não ficar qualificado para a segunda fase da Taça Nacional sénior feminina. Os empates a 1 e a 2 golos com o Juventude Campinense, de Loulé, não devem ser suficientes.
Por acordo entre os clubes e a FPF, os dois desafios foram em Ponta Delgada, mas o Santa Clara não retirou dividendos.
A equipa do Santa Clara falta jogar em Ponta Delgada com o Sporting B, líder invicto da série G. Sendo apuradas as duas primeiras de cada série com três equipas, o Santa Clara tem de pontuar. Caso perca, não pode ser por mais de 3 golos. Neste momento, tem os mesmos 2 pontos do que o Campinense, mas com menos um jogo. A diferença de golos é favorável ao Santa Clara com 5 golos negativos, contra os 8 das algarvias, que já concluíram esta fase.
São Miguel goleado pela Terceira
A selecção da ilha de São Miguel foi segunda classificada no torneio regional inter-ilhas de Sub-12 de futsal, que decorreu entre sexta e domingo na vila da Madalena, na ilha do Pico.
A assinalar uma diferença enorme para a formação que se faz na ilha Terceira, os adolescentes micaelenses perderam por 13-3 com o seleccionado daquela ilha.
A equipa da ilha Terceira ganhou os 5 jogos, com 94 golos marcados e 6 sofridos.
A repensar se vale a pena entrarem nesta competição selecções muito frágeis como a da ilha do Corvo. Marcou 1 golo e sofreu 137!!! em 5 partidas.
Resultados dos jogos: 1.ª jornada: Pico – Terceira, 0-8; Santa Maria – Corvo, 14-0 e Flores – São Miguel, 0-11.
2.ª jornada: Terceira – Santa Maria, 11-1; São Miguel – Pico, 8-3 e Corvo – Flores, 1-22.
3.ª jornada: Flores – Terceira, 2-15; Santa Maria – Pico, 7-2 e São Miguel – Corvo, 33-0.
4.ª jornada: Pico – Flores, 4-1; Terceira – Corvo, 47-0; Santa Maria – São Miguel, 3-6.
5.ª jornada: São Miguel – Terceira, 3-13; Flores – Santa Maria, 3-3 e Corvo – Pico, 0-21.
Classificação final: 1.º Terceira, 15 pontos; 2.º São Miguel, 12; 3.º Santa Maria, 7; 4.º Pico, 6; 5.º Flores, 4 e 6.º Corvo, 0 pontos.