Edit Template

PS/A preocupado com “descontrolo”do Governo Regional na gestão da quota de atum patudo

Gualberto Rita manifestou, esta Terça-feira, a “preocupação e indignação” do Partido Socialista com a “continuação do descontrolo do Governo Regional na gestão de quotas pesqueiras, no caso, do atum patudo”.
“Não podemos ficar impávidos e serenos, quando assistimos a um aumento descontrolado desta pesca, uma vez que nos primeiros 4 meses deste ano já foram pescadas mais 300 toneladas de atum patudo, em relação às capturas de igual período do ano passado”, frisou.
O parlamentar socialista realçou que a gestão desta pescaria está a ser “desastrosa”, uma vez que “os pescadores açorianos estão a capturar mais, mas a vender a preço mais baixo”.
Na raíz do problema está, de acordo com Gualberto Rita, o “fecho precoce da quota do atum patudo e a forma desajustada da pesca desta espécie na safra de 2023”, que “criou instabilidade no sector”, uma vez que “não permitiu um rendimento contínuo das embarcações que se dedicaram a captura destes tunídeos, assim como dos pescadores, dos comerciantes e da indústria”.
“Esta é uma espécie que pode atingir valores muito significativos no mercado internacional, desde que devidamente bem manuseado e conservado. Porém, em 2024, em apenas 4 meses de safra, já se capturaram 900 toneladas nos Açores, tendo-se vendido a um preço médio de 2,94 euros/ o quilo, quando em 2023 o preço médio foi de 4,65 euros o quilo”, explicou o parlamentar socialista.
Gualberto Rita alertou que, em meados de Abril, “já foi capturada cerca de 45% da quota das Regiões Autónomas”, o que significa que a probabilidade de atingir a totalidade da quota e o fecho da mesma “aproxima-se, com valores de venda em lota muito baixos e que em nada dignificam o sector”.
“O Governo Regional tem de tomar medidas concretas e imediatas para estabilizar os preços do atum patudo, proteger os interesses dos armadores e pescadores e garantir a viabilidade económica dessa actividade na Região Autónoma dos Açores. Porque simplesmente não é inteligente esgotar a quota e vender aos preços baixos que estão a ser praticados em lota”, finalizou o deputado do PS.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores