Edit Template

“Atrasos no PRR põem em risco reforço das respostas sociais para pessoas com deficiência,” diz PS/A

Andreia Cardoso realçou que os atrasos do Governo Regional PSD/CDS/PPM na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “põem em risco o reforço das respostas sociais para pessoas com deficiência, nos Açores”.
Em requerimento ao Governo Regional, entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os socialistas frisam que o Governo Regional tem à sua disposição “mais de 50 milhões de euros”, por via do PRR, para “reforçar, adaptar, requalificar e inovar as respostas sociais dirigidas às crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência ou incapacidades” e para “promoção da natalidade, do envelhecimento activo e saudável, da inclusão, promoção da autonomia e da conciliação entre actividade profissional e a vida pessoal e familiar e a coesão social e territorial.”
Por outro lado, prosseguiu a deputada socialista, estas verbas previam a “criação de novas vagas para pessoas com deficiência em centros de cuidados de apoio a pessoas com deficiência”, bem como a “construção de quatro edifícios e a adaptação de dois”.
“Ora, o relatório de monitorização do 4º trimestre de 2023 já previa constrangimentos no que respeita à construção e remodelação de novos equipamentos, prevendo que a disponibilização de novas vagas venha apenas a ocorrer no segundo semestre de 2024 havendo, ainda assim, um grande risco de derrapar, frisou.
Em concreto, os socialistas querem saber “quantas vagas foram criadas, por via de novas construções e/ou ampliações entre 2021 e 2023, por ilha e por instituição, nos Centros de Actividades Ocupacionais, Centros de Actividades e Capacitação para a Inclusão e em Lar Residencial”, bem como “quantas vagas pensa o Governo Regional disponibilizar, nestas valências, até ao final de 2024”.
Os deputados do PS querem, ainda, conhecer o ponto de situação das obras de cada uma das empreitadas financiadas pelo PRR e também quantas novas vagas serão criadas.
“Esta é informação de grande relevo que o Governo Regional deveria disponibilizar regularmente, sem ser necessário solicitá-la. Preocupam-nos todos estes atrasos na execução do PRR, porque, também nesta área, os Açores podem perder a oportunidade de reforçar as vagas para pessoas com deficiência em instituições sociais e, se isso acontecer, a culpa será única e exclusivamente da inércia deste Governo Regional do PSD/CDS/PPM”, finalizou a deputada socialista, Andreia Cardoso.

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores